Fortaleza visita Athletico-PR para tentar dar fim em tabu e voltar a vencer na Série A
O Tricolor do Pici, que acumula quatro derrotas seguidas no Brasileirão, nunca derrotou o Furacão em solo paranaense e tentará encerrar este tabu na quarta-feira, 8, às 20 horas, na Arena da Baixada, pela 33ª rodada
20:50 | Nov. 07, 2023
Querendo afastar a má fase e encerrar o jejum de vitórias na Série A, o Fortaleza visita o Athletico-PR na Arena da Baixada nesta quarta-feira, 8, às 20 horas, em Curitiba, pela 33ª rodada, em confronto crucial para ambas equipes na disputa por uma vaga na Copa Libertadores de 2024. Com 11 pontos de diferença para o G-6, zona que garante ida a fase preliminar do principal torneio do continente, o Tricolor não tem outra alternativa além de vencer.
O momento também pede uma reação imediata do time comandado por Vojvoda. Isso porque nos últimos cinco jogos do Fortaleza, quatro pelo Brasileirão e a final da Sul-Americana diante da LDU-EQU, o escrete vermelho-azul-e-branco não venceu um embate sequer. Foram quatro derrotas e um empate — este na decisão da Sula —, rendimento que distanciou o Leão do G-6.
Leia mais
Rival do Fortaleza, o Athletico-PR vive um cenário mais real em relação à briga por uma vaga na Copa Libertadores. Na sétima colocação, o Furacão está com quatro pontos a menos que o Flamengo, primeiro time a compor o G-6, e pode encostar de vez caso vença o clube cearense. O Rubro-Negro, porém, vem de duas derrotas consecutivas e chega pressionado para o duelo.
Na última segunda-feira, o elenco do Fortaleza embarcou para Curitiba, dando início ao período de uma semana longe da capital cearense, já que o clube decidiu adiar a data do retorno mediante a sequência de duas partidas como visitante, sendo a segunda contra o Cuiabá. Em entrevista coletiva após a derrota para o Flamengo, Vojvoda comentou sobre os desafios atuais.
"Temos duas partidas fora de casa e temos que estar compactos. Não temos muito tempo para trabalhar, vamos focar na parte tática e física. Temos que acreditar nesse grupo, sou o primeiro a acreditar. São quatro derrotas, eu sei muito bem. O que temos que fazer agora? Trabalhar. Estamos cansados, mas vamos não deixar de trabalhar. Vamos recuperar força e continuar confiando nesse time", disse o argentino.
+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube
Para o Tricolor do Pici, o duelo vale também a oportunidade de quebrar o tabu de nunca ter vencido o Furacão em solo paranaense. Ao todo, o Fortaleza visitou o Athletico-PR em oito oportunidades, sendo derrotado em cinco delas, além de três empates. O último encontro entre os times na Arena da Baixada aconteceu na Série A de 2022 e terminou em 1 a 1.
Vojvoda terá três ausências para o confronto. Machuca, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Tobias Figueiredo e Zanocelo, lesionados, não estarão disponíveis para a partida. Em contraponto, o treinador argentino conta com o importante retorno do meio-campista Calebe, que se recuperou de um edema na posterior da coxa.
O comandante do Athletico-PR, Wesley Carvalho, terá alguns problemas para o jogo. Ao todo, o técnico tem nove desfalques: Cacá e Esquivel (suspensos); Pedro Henrique, Kaíque Rocha, Madson, Fernando, Vidal, Pablo e Vitor Roque (departamento médico). O atacante Cuello, porém, volta a ser opção e deve ser utilizado como titular.
Athletico-PR x Fortaleza
Athletico-PR
3-4-3: Bento; Fernandinho, Thiago Heleno e Matheus Felipe; Cuello, Erick, Alex Santana e Canobbio; Zapelli, Vitor Bueno e Rômulo. Téc: Wesley Carvalho.
Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Guilherme, Lucero e Marinho. Téc: Vojvoda.
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: quarta-feira, 8
Horário: 20 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Quarto Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes (PR)
Árbitro de Vídeo (VAR): Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Transmissão: Rádio O POVO CBN, Rádio O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO, Facebook O POVO, TNT, YouTube CazéTV (exclusivo para membros) e Twitch Casimito (exclusivo para inscritos)