Com time alternativo, Fortaleza perde para o Bahia e emenda segunda derrota na Série A

O Leão do Pici visitou o Esquadrão de Aço na noite deste sábado, 21, com uma equipe reserva, e saiu de campo derrotado pelo placar de 2 a 0. Kanu e Rafael Ratão marcaram os gols

20:34 | Out. 21, 2023

Por: Guilherme de Andrade
Registro da partida entre Bahia e Fortaleza pelo Brasileirão, na Arena Fonte Nova (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O Fortaleza sofreu a segunda derrota consecutiva na Série A. Utilizando uma equipe mista, o Leão do Pici foi superado pelo Bahia na noite deste sábado, 21, pelo placar de 2 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os gols da partida válida pela 28ª rodada do Brasileirão foram marcados por Kanu e Rafael Ratão.

Com o resultado, o Leão do Pici pode terminar a rodada na nona colocação da classificação. A posição na tabela será definida pelo placar da partida do Fluminense, que entrará em campo neste domingo, 22, para enfrentar o RB Bragantino fora de casa.

O jogo

Jogando em casa e com o objetivo de se afastar da zona de rebaixamento, o Bahia iniciou a partida com maior posse de bola, enquanto o Fortaleza ficou mais tempo postado no campo de defesa.

As chances de gols eram mínimas. O Esquadrão rondava a área do Leão, mas não conseguia furar a linha defensiva. Os visitantes, por sua vez, também não criavam grandes oportunidades nos contra-ataques.

A primeira grande chance surgiu justamente no gol marcado pelo Bahia. Aos 21 minutos, Biel cobrou escanteio do lado direito do campo e Kanu ganhou a disputa pelo alto com Tobias Figueiredo. A bola foi no ângulo de João Ricardo, que não pôde fazer nada para evitar o tento.

Após sair atrás no placar, o Tricolor do Pici mudou de postura e buscou permanecer mais tempo no campo ofensivo. A equipe criou chances, principalmente, em bolas paradas com Marinho. Em uma delas, aos 46, o atacante chutou forte rasteiro e o goleiro Marcos Felipe defendeu. No rebote, Brítez cabeceou por cima do gol, mas estava em posição irregular.

Atrás no placar, o Fortaleza começou o segundo tempo pressionando o Bahia. Logo aos 9 minutos, Imanol Machuca, que entrou no intervalo, criou a primeira chance. O argentino recebeu de Calebe, fez uma jogada individual e chutou, mas a bola passou ao lado do gol. 

No minuto seguinte veio a resposta do Bahia. Brítez subiu para pressionar e Cauly aproveitou o espaço nas costas. O meia carregou na entrada da área e finalizou com perigo. João Ricardo observou a saída do chute. 

O Bahia teve uma grande oportunidade de ampliar o marcador. Após um rápido contra-ataque, Biel entrou entrou sozinho dentro da área e chutou cruzado. A bola passou raspando a trave do Leão. 

Aos 25, Vojvoda promoveu duas alterações no Leão. Caio Alexandre e Lucero entraram nas vagas de Pedro Augusto e Calebe, lesionado. No primeiro toque na bola, o centroavante argentino recebeu na entrada da área e chutou rasteiro para defesa tranquila de Marcos Felipe. 

O Fortaleza permaneceu no campo de ataque, mas sem levar perigo ao gol do Bahia. Marcos Felipe precisou fazer apenas uma intervenção em cruzamento rasteiro de Machuca. 

Nos minutos finais, o Bahia marcou mais um gol, para sacramentar a vitória. Aos 50, Rafael Ratão aproveitou a lambança da defesa leonina e chutou na saída de João Ricardo.