Fortaleza visita o Bahia com o objetivo de retomar posto no G-6 da Série A
A bola rola às 18h30min deste sábado, na Fonte Nova, em Salvador, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
19:57 | Out. 20, 2023
Após a derrota no Rio de Janeiro, o Fortaleza tem um novo desafio fora de casa, desta vez contra o Bahia, em Salvador, neste sábado, 21, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Para ter a possibilidade de retornar ao G-6 do torneio, o Leão precisa vencer o rival nordestino, que tem como treinador um velho conhecido: o treinador Rogério Ceni.
Com o revés para o Vasco, o Fortaleza deixou a zona de classificação à Libertadores e caiu para a oitava posição, ficando a dois pontos de diferença do Athletico-PR, atual sexto colocado. Neste cenário, portanto, o Tricolor do Pici precisa não só vencer o confronto na Fonte Nova para voltar a figurar entre os seis primeiros da tabela, como torcer por tropeços do Furacão e do Atlético-MG (7º).
Leia mais
O Bahia, diferente do Fortaleza, briga na parte de baixo da competição, mas vem embalado por duas vitórias consecutivas — uma goleada por 6 a 4 sobre o Goiás e um placar mínimo diante do Internacional. Pressionado pela zona de rebaixamento, o Esquadrão tem somente um ponto de margem para o Santos, 17º colocado, e precisa superar o Leão a todo custo para evitar a chance de encerrar a rodada dentro do Z-4.
Em paralelo a disputa dentro de campo, o duelo entre os tricolores também marcará o quinto encontro entre Juan Pablo Vojvoda e Rogério Ceni, dois dos maiores treinadores da história do clube. O histórico do embate é equilibrado e registra uma vitória para cada lado, além de dois empates. Os jogos foram disputados nas últimas duas edições do Brasileirão, em 2021 e 2022.
+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube
Este será o primeiro jogo entre eles tendo Ceni no comando do Bahia. A primeira partida ocorreu quando o técnico brasileiro estava no Flamengo-RJ, enquanto que as três seguintes aconteceram na época em que estava à frente do São Paulo-SP. Pelo Fortaleza, o ex-goleiro consagrou-se campeão da Série B de 2018, do Campeonato Cearense de 2019 e 2020, e da Copa do Nordeste de 2019.
Para a partida, Juan Pablo Vojvoda terá os desfalques do lateral-esquerdo Gonzalo Escobar e do ponta-direita Yago Pikachu. Os atletas cumprem suspensão automática após receberem o terceiro cartão amarelo na derrota para o Vasco e retornaram para Fortaleza.
Gonzalo Escobar deve ser substituído por Bruno Pacheco, enquanto Marinho, recuperado de lesão e com minutagem contra o cruz-maltino, deve retomar o posto de titular na ponta-direita, substituindo Pikachu.
Apesar da proximidade com a final da Copa Sul-Americana, que acontecerá no dia 28 no Uruguai, contra a LDU-EQU, Vojvoda não deve poupar o time titular contra o Bahia. A tendência é de que o comandante argentino escale força máxima.
O mesmo vale para Rogério Ceni, que tem como foco exclusivo a Série A do Brasileiro. Entre as ausências, somente o volante Rezende está fora do jogo pelo Bahia.
Bahia x Fortaleza
Bahia
Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo (Raul Gustavo) e Cándido; Acevedo, Thaciano, Yago e Cauly; Biel e Everaldo. Téc: Rogério Ceni
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Tomás Pochettino; Guilherme, Marinho e Lucero. Téc: Vojvoda
local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Horário: 18h30min
Data: sábado, 21
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Neuza Back (Fifa/SP) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa/RN).
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO, Facebook O POVO e Premiere