Fortaleza completa 105 anos de história vivendo seu melhor momento

Aniversário de 105 anos do clube é comemorado dias antes da final da Copa Sul-Americana, contra a LDU, no Uruguai. Relembre as conquistas recentes do time

O Fortaleza Esporte Clube está completando, nesta quarta-feira, 18, 105 anos de história. A data comemorativa chega em meio ao melhor momento da história da instituição. Dentro dos próximos dias, na decisão da Copa Sul-Americana de 2023, o time terá a chance de conquistar o primeiro título internacional da história do futebol nordestino.

>>> Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Fundado no dia 18 de outubro de 1918, o clube nasceu a partir da paixão do comerciante Alcides Santos (1889-1971) pelo futebol. Junto com outros seis amigos, ele instituiu o Tricolor de Aço na rua Barão do Rio Branco, entre a Pedro Pereira e Pedro I, no Centro da cidade alencarina.

Nestes 105 anos, o Fortaleza acumula conquistas e feitos estaduais, regionais e nacionais, além de participações no futebol internacional. Depois de anos na Série C, durante a década passada, o Leão se recuperou e hoje vive um grande momento dentro e fora de campo.

Retorno à Série A e estreia na Sula

A boa fase da equipe começou no ano de seu centenário, em 2018. Sob o comando de Rogério Ceni, o Tricolor conquistou a Série B e retornou à primeira divisão do futebol brasileiro, a qual não disputava desde 2006. No Brasileirão de 2019, o time terminou em nono lugar e obteve sua primeira classificação para a Copa Sul-Americana.

Estreando no certame, o Fortaleza caiu para o Independiente-ARG, na primeira fase, após empate em 2 a 2 no agregado e desvantagem no critério do gol fora de casa. Na Série A de 2020, o clube foi o 16º colocado, suficiente para evitar o rebaixamento.

Chegada de Vojvoda

Em 2021, com a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Leão fez a melhor campanha de um nordestino no Brasileiro por pontos corridos. O quarto lugar, com 58 pontos, deu direito à inédita vaga na Copa Libertadores.

Na Libertadores de 2022, a equipe do Pici passou em segundo lugar no grupo F e foi eliminada pelo Estudiantes-ARG nas oitavas. Apesar de ter ocupado a zona de rebaixamento da Série A por várias rodadas no ano, os comandados de Vojvoda reagiram e terminaram a temporada em oitavo lugar, indo para mais uma Libertadores.

SAF e sonho internacional

No ano atual, o Tricolor caiu na terceira fase preliminar da Libertadores e obteve vaga na Sul-Americana. Líder do grupo H, com 15 pontos, o time já eliminou Libertad-PAR, América-MG e Corinthians-SP no mata-mata.

No dia 28 de outubro, o Fortaleza terá a chance de coroar o trabalho de anos com o que seria seu primeiro título internacional. A partida contra a LDU-EQU será em Maldonado, no Uruguai.

Somando-se aos desempenhos nacionais e internacionais, o Leão conquistou a Copa do Nordeste duas vezes (2019 e 2022) e é o atual pentacampeão estadual - ao todo, são 46 taças.

Fora dos gramados, a gestão tricolor busca adotar medidas inovadoras e se profissionalizar cada vez mais. Recentemente, em votação, o clube aprovou a mudança no estatuto para se tornar SAF.

Na noite de hoje, às 21h30min, o Fortaleza visita o Vasco-RJ, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em meio à expectativa pela final da Sul-Americana, o time busca focar no Brasileirão para se manter no G6.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube fortaleza fortaleza time fortaleza aniversário fortaleza 105 anos fortaleza time aniversário

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar