CBF parabeniza Fortaleza pelos 105 anos de história

Há poucos dias de disputar à final da Copa Sul-Americana contra a LDU, do Equador, a CBF destacou a possibilidade do Leão do Pici "se tornar o primeiro time nordestino a conquistar uma competição continental"

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabenizou o Fortaleza Esporte Clube pelo aniversário de 105 anos de fundação. Em nota publicada no site oficial, a entidade exaltou os feitos recentes do time cearense, como as conquistas da Série B do Campeonato Brasileiro (2018) e da Copa do Nordeste (2019 e 2022), além da hegemonia no estado, sendo o maior campeão do Campeonato Cearense, com 46 troféus.

“Atualmente, o Leão do Pici vive um dos períodos de maior importância de sua história no cenário nacional e internacional. Desde 2019, o clube disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e atingiu em 2021 sua melhor campanha na competição, com o quarto lugar, posição que garantiu a inédita participação do Fortaleza na CONMEBOL Libertadores no ano seguinte. Nesse mesmo ano, o clube alcançou a semifinal da Copa do Brasil”, publicou a CBF.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há poucos dias de disputar à final da Copa Sul-Americana contra a LDU, do Equador, a CBF destacou a possibilidade do Leão do Pici “se tornar o primeiro time nordestino a conquistar uma competição continental”.

Ao site da CBF, Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, enalteceu o trabalho de todos que fazem parte do dia a dia do clube, reforçando a necessidade da manutenção da mentalidade vencedora que está presente no time desde 2017.

“É um sentimento de gratidão e alegria. O clube chega aos 105 anos com força, com espírito jovem, crescendo, tanto dentro como fora de campo. É um trabalho de todas as pessoas que fazem o clube: diretoria, conselhos, torcedores, jogadores, funcionários, comissão técnica. Todo mundo no mesmo objetivo, que é o Fortaleza vencer e progredir. Que a gente possa seguir com essa mentalidade de fazer o que é certo, de colocar sempre o clube em primeiro lugar e de representar bem o nosso estado e o futebol brasileiro”, comentou.

Nesta quarta-feira, 18, o Fortaleza duela contra o Vasco, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 21h30min (de Brasília). Caso vença, o Tricolor do Pici pode entrar no G4 da competição nacional.

Veja nota oficial da Confederação Brasileira de Futebol

“O Fortaleza Esporte Clube completa nesta quarta-feira, 18 de outubro, 105 anos de história. Em meio ao momento de celebração do aniversário, o clube está a 11 dias de jogar a final da CONMEBOL Sul-Americana contra a LDU (EQU) e se tornar o primeiro time nordestino a conquistar uma competição continental.

Mas a história do Tricolor de Aço decorre de 1918, ano de fundação do clube. Alcides Santos foi o idealizador do Fortaleza, nomeado inicialmente como Fortaleza Sporting Clube. A mudança para o nome atual veio nos anos 1940.

Uma das marcas da equipe é o Leão, simbolizando a força do Tricolor de Aço. No ano de 2020, o clube criou a mascote feminina, chamada de Stella, que remonta ao time Stella Sporting Club. O time foi inspiração para a criação do Fortaleza, que carrega as cores azul, vermelho e branco Brasil afora.

Em 1920, o Fortaleza levantou a taça do Campeonato Cearense, a primeira de 46 conquistas do torneio, sendo o maior campeão da história. A prateleira de títulos conta também com a Série B de 2018 e duas Copas do Nordeste em 2019 e 2022.

Atualmente, o Leão do Pici vive um dos períodos de maior importância de sua história no cenário nacional e internacional. Desde 2019, o clube disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e atingiu em 2021 sua melhor campanha na competição, com o quarto lugar, posição que garantiu a inédita participação do Fortaleza na CONMEBOL Libertadores no ano seguinte. Nesse mesmo ano, o clube alcançou a semifinal da Copa do Brasil.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, descreveu a emoção de comandar o clube nesse aniversário e comentou o que espera do clube para os próximos anos.

“É um sentimento de gratidão e alegria. O clube chega aos 105 anos com força, com espírito jovem, crescendo, tanto dentro como fora de campo. É um trabalho de todas as pessoas que fazem o clube: diretoria, conselhos, torcedores, jogadores, funcionários, comissão técnica. Todo mundo no mesmo objetivo, que é o Fortaleza vencer e progredir. Que a gente possa seguir com essa mentalidade de fazer o que é certo, de colocar sempre o clube em primeiro lugar e de representar bem o nosso estado e o futebol brasileiro”, afirmou.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Fortaleza Esporte Clube pelos seus 105 anos de história.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar