Conheça a LDU, rival do Fortaleza na final da Copa Sul-Americana 2023

Campeã da Libertadores em 2008, vencendo o Fluminense, a equipe é a única do seu país que ostenta o maior título da América do Sul. Ainda conquistou a Sula em 2009, mais uma vez em cima do Tricolor das Laranjeiras

10:40 | Out. 05, 2023

Por: Yuri Gomes
Paolo Guerrero é o centroavante da LDU e soma três gols em 11 jogos (foto: JUAN MABROMATA / AFP)

O Fortaleza irá enfrentar na final da Copa Sul-Americana um dos clubes mais tradicionais do Equador, a Liga Deportiva Universitária de Quito, popularmente conhecida como LDU. A equipe equatoriana se classificou para a decisão da Sula após passar pelo Defensa y Justicia, da Argentina. No placar agregado do confronto, 3 a 0 para o Rei de Copas.

Fundada oficialmente em 1930, a LDU foi precedida por um clube amador formado por estudantes da Universidade Central do Equador, o Universitário. A equipe de Quito, capital equatoriana, é dona de uma vasta sala de troféus.

Campeã da Libertadores em 2008, vencendo o Fluminense, a equipe é a única do seu país que ostenta o maior título da América do Sul. Ainda conquistou a Sula em 2009, mais uma vez em cima do Tricolor das Laranjeiras, e duas Recopas, contra o Internacional em 2009 e o Estudiantes em 2010.

O clube é o 4° maior campeão da liga nacional, com 11 títulos do campeonato equatoriano. Coleciona também uma Copa do Equador e duas Supercopas do país. A LDU ainda conseguiu o feito de ser vice-campeã mundial em 2008, quando foi derrotada pelo Manchester United pelo placar mínimo, 1 a 0.

Treinada por Luis Zubeldía, argentino de 42 anos, a LDU vem surpreendendo na Sula. A equipe ficou na primeira colocação no grupo formado por Botafogo, Magallanes-CHI e César Vallejo-PER. Nas fases eliminatórias passou por Nublense-CHI, São Paulo e Defensa y Justicia-ARG até chegar à final.

Na atual temporada do Campeonato Equatoriano, a LDU tem feito campanha regular. A competição é dividida em duas etapas. Na primeira ficou na 3ª colocação, atrás de Independiente del Valle e El Nacional. Na segunda está na 4ª colocação, dois pontos atrás do líder Barcelona de Guayaquil, mas com um jogo a menos.

Caso queira ser campeã equatoriana, a equipe terá que vencer a segunda etapa da competição e se classificar para a final do certame contra o Independiente del Valle, campeão da primeira etapa do torneio. Restam oito rodadas para a LDU.

Zubeldía conta com um elenco recheado de atletas experientes. O veterano Paolo Guerrero, conhecido no futebol brasileiro, é um dos artilheiros do time na Sul-Americana. A equipe é composta ainda pelo experiente goleiro da seleção equatoriana, Alexander Domínguez.

Outros destaques da equipe são os volantes argentinos Maurício Martinez e Lucas Piovi, peças recorrentes no onze ideal do treinador Luis Zubeldía. Alexander Alvarado, artilheiro da equipe na temporada com 12 gols, e Jhojan Julio são outros dois atletas fundamentais no esquema tático da equipe. Julio, ex-Santos, tem sete gols no ano.

No ataque, Guerrero conta com dois concorrentes: Lisandro Alzugaray e José Angulo, que balançaram as redes na temporada, com sete e oito gols respectivamente. Na defesa, o haitiano Ricardo Adé e o equatoriano José Quinteros comandam a zaga que tomou apenas sete gols em 13 jogos disputados na Sula.

Jogando na altitude de mais de 2.800 metros de Quito, no estádio Rodrigo Paz Delgado, também conhecido como Casa Blanca, a equipe perdeu apenas dois jogos de 18 na temporada. Fora de casa o retrospecto é regular, em 17 partidas foram sete vitórias, seis empates e quatro derrotas.

Para a final, a LDU não terá o trunfo de jogar na altitude de Quito. Isso se deve ao fato de a decisão da Sul-Americana ser disputada em jogo único, em Maldonado, no Uruguai. A final está marcada para o dia 28 de outubro.