Fortaleza é o primeiro clube nordestino a chegar à final da Copa Sul-Americana

Com o feito inédito para a região, o Tricolor se junta a outros nove clubes brasileiros que chegaram à decisão da Sula

23:25 | Out. 03, 2023

Por: Yuri Gomes
Jogadores do Fortaleza comemoram gol no jogo Fortaleza x Corinthians, no Castelão, pela semifinal da Copa Sul-Americana 2023 (foto: AURÉLIO ALVES)

O Fortaleza conseguiu o feito inédito de ser o primeiro clube nordestino em uma final de Copa Sul-Americana ao vencer o Corinthians por 2 a 0 na Arena Castelão, na noite desta terça-feira, 3. Com gols de Yago Pikachu e Tinga, o Leão carimbou o passaporte para a decisão, que vai acontecer no próximo dia 28 de outubro, no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, no Uruguai.

O Tricolor se tornou o 10° clube brasileiro a chegar à final da Sula, competição criada em 2002. Do Nordeste, apenas o CSA havia conseguido o feito de disputar uma final de competição internacional, em 1999, na extinta Copa Conmebol.

+ Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp

No duelo do dia 28, contra LDU-EQU ou Defensa y Justicia-ARG, o Tricolor do Pici pode se tornar o quinto clube do Brasil a vencer o certame. Internacional, São Paulo, Chapecoense e Athletico-PR ostentam a taça de campeão da Sul-Americana.

Antes da campanha histórica do Fortaleza, o mais longe que um clube nordestino havia conseguido chegar no certamente continental tinha sido nas quartas de final. Ceará, Sport e o Bahia, por duas vezes, alcançaram o feito.

Confira as melhores campanhas de nordestinos na Sula:

Final:

  • 2023 - Fortaleza

Quartas de final:

  • 2017 - Sport: eliminado pelo Junior Barranquilla-COL
  • 2018 - Bahia: eliminado pelo Athletico-PR
  • 2020 - Bahia: eliminado pelo Defensa y Justicia-ARG
  • 2022 - Ceará: eliminado pelo São Paulo

Fortaleza x Corinthians: veja melhores momentos da partida