Fortaleza empata com Grêmio e desperdiça chance de entrar no G6 da Série A

Com o resultado, a equipe de Vojvoda foi a 39 pontos e perdeu uma posição na tabela. O Atlético-MG superou o Internacional fora de casa e ultrapassou o Leão ao alcançar os 40 pontos. Caso vencesse, o Tricolor do Pici poderia entrar no G6 da Série A

18:00 | Set. 30, 2023

Por: Lucas Silva
Lucas Sasha, do Fortaleza, em atuação contra o Grêmio pela Série A do Campeonato Brasileiro (foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC)

O Fortaleza empatou com o Grêmio por 1 a 1 neste sábado, 30, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Thiago Galhardo abriu o marcador para o Tricolor do Pici, enquanto Suárez empatou para o Imortal.

Com o resultado, a equipe de Vojvoda foi a 39 pontos e perdeu uma posição na tabela. O Atlético-MG superou o Internacional fora de casa e ultrapassou o Leão ao alcançar os 40 pontos. Caso vencesse, o Tricolor do Pici poderia entrar no G6 da Série A.

O time cearense volta a campo pela Série A no domingo, 8, às 18h30min, contra o América-MG, pela 26ª rodada. Antes, na terça-feira, 3, às 21h30min, duela contra o Corinthians por vaga na final da Copa Sul-Americana. As partidas serão realizadas na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Fortaleza x Grêmio: o jogo

O Grêmio iniciou a partida pressionando e assustando a equipe do Fortaleza. Suárez acertou a trave aos dois minutos, em cobrança de falta, e, no lance seguinte, finalizou cruzado para fora. O domínio de início, porém, não foi mantido pela equipe de Renato Gaúcho, que viu o Tricolor do Pici crescer na partida, concentrando suas jogadas pelo lado direito, com Dudu, Pikachu e Sasha, dominando o confronto.

O time de Vojvoda explorava o contra-ataque e buscava verticalizar o jogo a partir do meio-campo. Aos cinco minutos, Crispim recebeu lançamento de Benevenuto, dominou com o peito e finalizou por cima do gol defendido por Grando.

A equipe leonina ainda se utilizava das bolas áreas. Aos 14 minutos, Crispim cobrou escanteio, Pikachu se desmarcou e finalizou para fora. Os arremates de fora da área também assustaram o goleiro gremista, com Crispim e Galhardo mandando para fora. A melhor chance durante os 30 minutos veio com Sasha, após Machuca cruzar e o volante aproveitar o corte errado da defesa, parando no arqueiro do Grêmio.

Na reta final da etapa inicial, o VAR virou protagonista: aos 39 minutos, Dudu aplicou caneta em Ferreirinha, tentou o cruzamento na área, mas a bola explodiu em Reinaldo. Após checagem, Raphael Claus identificou toque de mão do lateral-esquerdo do Grêmio e assinalou pênalti para o Fortaleza. Na cobrança, Galhardo acertou o canto alto de Grando e abriu o marcador para o Leão.

O Grêmio encontrava dificuldade para criar oportunidades devido à marcação exercida pelo time de Vojvoda. Porém, aos 47 minutos, Suárez acionou Cristaldo, que foi pisado por Benevenuto na área. Na cobrança, o argentino escorregou e isolou a bola.

Na etapa decisiva, o Grêmio voltou a campo pressionando o time do Fortaleza. A atitude imposta no campo ofensivo, gerava espaços que o Fortaleza explorava para contra-atacar. Aos 12 minutos, Machuca foi acionado, fintou a marcação e finalizou para fora.

A marcação executada pelo Fortaleza no 2° tempo encaixotou o Grêmio, que detinha a posse, mas não conseguia ter objetividade com a bola no pé. A melhor oportunidade gremista veio na finalização de Besozzi, aos 30 minutos, mas Fernando Miguel defendeu.

Apesar da improdutividade, a insistência gremista foi premiada por Suárez, aos 35 minutos, após receber passe de Reinaldo e finalizar na saída do arqueiro tricolor para empatar a partida.

Os minutos finais foram de trocações entre as equipes, com Grêmio e Fortaleza parando nos goleiros.

Fortaleza x Grêmio

Fortaleza
4-3-3: Fernando Miguel; Dudu (Tinga), Benevenuto, Tobias Figueiredo e Gonzalo Escobar; Pedro Augusto, Lucas Sasha e Lucas Crispim (Tomás Pochettino); Machuca (Romarinho), Pikachu (Calebe) e Galhardo (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Grêmio
4-4-3: Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Carballo (Lucas Besozzi), Pepê e Nathan (Ronald); Cristaldo (Everton Galdino), João Pedro Galvão (Ferreirinha — Fábio) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 30/09/2023 (domingo)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Quarto Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE)
Árbitro de Vídeo (VAR): Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Gols: Thiago Galhardo (44'1°T) | Luis Suárez (35'2°T)
Cartões amarelos: Marcelo Benevenuto (Fortaleza) | Nathan e Lucas Besozzi (Grêmio)
Cartões vermelhos: N/A