Com 95% dos votos a favor, Fortaleza aprova criação de SAF e começa nova era

O Leão do Pici aprovou a criação da Sociedade Anônima do Futebol neste sábado, 23, após assembleia geral realizada na sede do clube, no Centro de Excelência Alcides Santos

16:09 | Set. 23, 2023

Por: Guilherme de Andrade
FORTALEZA-CE, BRASIL, 11-09-2023: CT do Fortaleza no Pici, vitita que o Esportes do Jornal O POVO fez ao setores do Fortaleza Esporte Clube. (Foto: Aurelio Alves/O Povo) (foto: AURÉLIO ALVES)

O dia 23 de setembro de 2023 (este sábado) marca o início de uma nova era no Fortaleza. A agremiação do Pici se tornou a mais nova Sociedade Anônima do Futebol (SAF), após votação realizada no Centro de Excelência Alcides Santos. Dos torcedores presentes no pleito, 95,14% foram a favor da mudança de modelo de gestão do clube cearense, que passará a ser chamado de Fortaleza EC SAF.

Ao todo, 1.256 adeptos leoninos estiveram presentes na sede do Tricolor do Pici para participar da assembleia geral. O número, inclusive, é um recorde na história do Fortaleza, que jamais havia levado tantos sócios-torcedores a um colégio eleitoral. Do número total, 1.195 votaram a favor da SAF, enquanto 57 (4%) foram contrários. Uma pessoa votou em branco e outras três votaram nulo. 

Além da votação para a criação da SAF, o colégio eleitoral também aprovou a alteração do Estatuto Social do escrete vermelho-azul-e-branco. De todos os associados presentes, 1.202 votaram a favor, enquanto 53 foram contra. Apenas um voto foi em branco.

O anúncio do resultado oficial ocorreu através das plataformas oficiais do Fortaleza. Mauro Almeida, Secretário da Comissão da Assembleia Geral de Sócios Torcedores, confirmou os números da votação através de pronunciamento no YouTube. Flávio Novais, presidente da mesma comissão, também teve um momento de fala e comemorou a criação da SAF. 

>>> Clique aqui para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp.

“O presidente da Assembleia Geral declarou aprovada a alteração do Estatuto Social do Fortaleza Esporte Clube, na forma do substitutivo, aprovado pelo Conselho Deliberativo. Na sequência, o presidente da Assembleia Geral declarou aprovada a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pelo Fortaleza Esporte Clube, que se chamará Fortaleza EC SAF”, declarou Mauro Almeida.

“Nós entendemos que foi uma decisão histórica do Fortaleza Esporte Clube. Mais uma vez este clube faz história dentro do futebol, não só do cearense, mas do Brasil. Foi um processo tranquilo, democrático. O Fortaleza é um time onde reina a democracia. É um dos times mais democráticos que eu conheço”, disse Flávio Novais.