Marcelo Paz será CEO da SAF do Fortaleza e Alex Santiago presidente do clube, revela Trem Bala
Com a transição da SAF no futebol, a diretoria executiva do clube que permanecerá como entidade associativa será comandada por Alex Santiago, atual 2º vice-presidente do LeãoO Fortaleza realizará uma votação para decidir sobre a transição para Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e a alteração do estatuto social do clube neste sábado, 23. No programa Trem Bala desta sexta-feira, 22, transmitido no Youtube do O POVO e na Rádio O POVO CBN AM 1010, o comentarista Sérgio Ponte afirmou que, caso o modelo seja aprovado, o CEO da SAF será Marcelo Paz, enquanto o novo presidente do clube, Alex Santiago.
>>> Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Atual presidente do Fortaleza, Marcelo Paz já havia se disponibilizado e sinalizado o interesse de se tornar o 1º CEO da SAF do Tricolor, como adiantou o colunista Lucas Mota.
Com a transição da SAF no futebol, a diretoria executiva do clube que permanecerá como entidade associativa será comandada por Alex Santiago, atual 2º vice-presidente do Leão.
Além disso, Sérgio adiantou que Geraldo Luciano, atual 1º vice-presidente do Fortaleza, assumirá a presidência do Conselho Administrativo da SAF.
É importante entender que a SAF ficará responsável exclusivamente pelo futebol do clube. Como CEO, Paz estará à frente da gestão de ativos esportivos do time, como futebol profissional, feminino e base, administração de contratos profissionais, direitos federativos e de participação em competições nacionais e internacionais e programas de associados.
O CEO da SAF será escolhido pelo Conselho de Administração, criado a partir do momento que ocorre a transição para o novo modelo.
VOTAÇÃO PARA CRIAÇÃO DA SAF FORTALEZA
Sócios-torcedores e sócios-proprietários que cumpram os requisitos necessários estarão aptos para a votação deste sábado, que terá início às 8h30min e será concluída às 15 horas, no Centro de Excelência Alcides Santos. Ademais a criação da SAF, será votada a mudança de Estatuto do clube.
SAF DO FORTALEZA: CLUBE NÃO PRETENDE VENDER AÇÕES INICIALMENTE
O presidente do Fortaleza tem sido figura importante no processo de transição. O dirigente participou das plenárias realizadas para explicar e tirar dúvidas do torcedor e aproveitou entrevistas na imprensa para debater e aprofundar o tema.
Um das ideias debatidas com frequência é de que inicialmente o clube não pretende vender ações da SAF. O modelo implementado no América-MG é uma das inspirações para o Fortaleza, como o próprio Marcelo Paz explicou em conversa com a imprensa em julho, em uma das plenárias.
"Tem um exemplo muito claro de quem já fez o que a gente tá propondo, o América-MG. Ele já é SAF a algum tempo e não vendeu nada de ações. Nós havíamos falado eu e Geraldo Luciano de que a ideia era vender de 10% a 15%. No momento, a ideia é não vender nada, apenas mudar o regime de gestão do clube, sair de modelo associativo para modelo de SAF que é o modelo de mais práticas de governança, mais acesso à crédito", comentou Paz.