Torcida do Fortaleza lidera gastos relacionados ao futebol no Estado, aponta estudo

O estudo considerou as transações realizadas com cartões de créditos associadas aos clubes, como sócio-torcedor, compras nos estádios (ingressos e consumação), compras em lojas oficias (físicas e e-commerce)

A torcida do Fortaleza movimentou 76% das transações relacionados ao futebol no Estado, sendo responsável por 58% do total gastos (montante) pelos torcedores (de Fortaleza e Ceará) durante o 1° semestre de 2023. O levantamento é do Itaú Unibanco.

O estudo considerou as transações realizadas com cartões de créditos associadas aos clubes, como sócio-torcedor, compras nos estádios (ingressos e consumação), compras em lojas oficias (físicas e e-commerce).

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Arquirrival do Fortaleza, a torcida do Ceará movimentou no mesmo período 24% das transações no Estado, totalizando 42% do montante. A pesquisa do Itaú Unibanco observou também a queda no consumo relacionado ao esporte na localidade entre 2022 e 2023, com queda de 35% em transações, com o faturamento reduzindo em 37%.

No ranking nacional de transações, o Fortaleza ocupa a 9ª colocação, com 2,96%, enquanto no ranqueamento de valores gastos, ocupa a 11ª posição, com 3,21%. Ou seja, apesar do número de operações realizadas, o clube tem um faturamento inferior ao de outros clubes brasileiros.

“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. É interessante analisar os movimentos que o consumo dos torcedores apresentam em cada time e estado. Optamos por delimitar o levantamento aos segmentos que temos certeza que estão relacionados aos times, mas sabemos que os campeonatos movimentam também outros setores, como transporte, alimentação, bebidas, entre outros. Mas os dados que analisamos nos trouxeram insights valiosos sobre o comportamento das torcidas”, explicou Moisés Nascimento, diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco.

A pesquisa considerou as compras realizadas nos cartões do Itaú Unibanco — maior emissor do país. A instituição financeira ainda pontuou que 36% dos torcedores do Fortaleza tem gastos com ingressos nos dias dos jogos.

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