Conselho Deliberativo autoriza Assembleia Geral para decidir criação do Fortaleza SAF

Data da realização da Assembleia deve ser divulgada em breve

20:42 | Set. 16, 2023

Por: Wanderson Trindade
Presidente Marcelo Paz defende transformação do Fortaleza em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube realizou uma reunião no auditório da Arena Castelão neste sábado, 16 de setembro, que autorizou a convocação de uma Assembleia Geral de sócios. Em pauta, será decidida a criação do Fortaleza SAF e a aprovação de um novo estatuto do clube. Informações sobre a data da realização da assembleia devem ser divulgadas em breve.

No encontro deste sábado estiveram presentes membros do quadro de conselheiros, sócios-proprietários e oito ex-presidentes: Ariosvaldo Gomes, Flávio Novais, Jorge Mota, Luís Eduardo Girão, Raimundo Regadas, Renan Vieira, Ribamar Bezerra e Silvio Carlos.

Na votação, que também contou com a participação de Marcelo Paz, a autorização para a convocação da Assembleia Geral de Sócios para decidir sobre a criação do Fortaleza SAF foi aprovada com 98% dos votos, com 76 a favor e apenas 1 contra. O parecer da Comissão para Assuntos Legais e Estatutários sobre o novo Estatuto também foi aprovado com 94% dos votos, contabilizando 72 a favor e 4 contra.

Internamente, as discussões sobre a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que é a transformação do clube em uma empresa, já vêm sendo trabalhadas no Fortaleza. O próprio presidente Marcelo Paz já vem trazendo esse assunto em entrevistas, inclusive expondo qual seria o melhor modelo de SAF preferido.

Sua ideia é de que o Fortaleza SAF não teria um ''dono'' de fato, mas com tudo relacionado ao futebol, como o profissional, a base, o marketing e outros departamentos sob o comando da SAF. Todas as decisões ainda passariam pelo presidente.