Fortaleza pode reduzir distância do G6 para um ponto se vencer o Corinthians

Uma vitória sobre os paulistas pode resultar na redução da distância do G6, zona de classificação para a Libertadores, de quatro para um ponto.

16:03 | Set. 12, 2023

Por: Lucas Mota
No primeiro turno da Série A, Corinthians e Fortaleza empataram em 1 a 1 na Neo Química Arena. Caio Alexandre marcou para o Tricolor (foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC)

O Fortaleza realiza na tarde desta terça-feira, 12, mais um treinamento no Pici, na preparação para encarar o Corinthians. Nesta quinta-feira, 14, as equipes se enfrentam no Castelão, no primeiro dos três confrontos previstos no intervalo de 19 dias.

A partida que abre os embates é válido pela Série A, enquanto os outros dois são pela Sul-Americana e valem a vaga para a final. Embora não tenha o contexto de decisão de mata-mata, o encontro pelo Brasileirão tem grande importância pelas pretensões do clube cearense pelo G6, num momento de afunilamento no segundo turno da competição.

Uma vitória sobre os paulistas pode resultar na redução da distância do G6, zona de classificação para a Libertadores, de quatro para um ponto. Para isso acontecer, além do triunfo em casa, o Leão precisa torcer por derrota do Bragantino para o Grêmio e tropeço do Athletico-PR diante do Flamengo.

Atualmente, a equipe do Pici ocupa a 8ª colocação da Série A com 32 pontos somados. O escrete cearense vem de derrota para o Fluminense por 1 a 0 fora de casa, no último jogo antes da pausa de 11 dias por causa da Data Fifa. O revés, inclusive, freou a sequência de seis partidas invicta na Sul-Americana e Brasileirão.

A pausa serviu não só para ajustes táticos, mas para recuperar o condicionamento físico e mental dos jogadores. A principal novidade no Tricolor é o provável retorno de Calebe entre os relacionados. O meia-atacante ficou um mês fora de combate devido a uma lesão ligamentar no joelho direito. Não há atletas suspensos.

O fator casa pode ser um diferencial a favor do Leão. O time comandado por Vojvoda tem 78,4% de aproveitamento como mandante em 2023 e soma três vitórias seguidas.

O retrospecto recente em casa diante do Corinthians também é positivo. De 2020 pra cá, o Fortaleza recebeu os paulistas em três jogos pelo Brasileirão, vencendo duas e empatando uma.

A expectativa é de Castelão lotado nesta quinta. Na última parcial divulgada pelo clube, 30.411 torcedores estavam garantidos para a partida.

O Corinthians, do técnico Vanderlei Luxemburgo, deve ter dois retornos importantes: o lateral-direito Fagner e o meio-campista Renato Augusto. Os dois estão recuperados de lesão e são esperados em campo contra o Tricolor. Desfalques certos são os volantes Maycon, suspenso, e Roni, lesionado, e o atacante Giovane, contundido.

A lista de ausências pode aumentar com o paraguaio Matías Rojas e o uruguaio Bruno Méndez. A dupla está com suas respectivas seleções e entram em campo nesta terça-feira, 12, em jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. A presença deles entre os relacionados do Timão ainda é incerta.