Fortaleza visita Fluminense pela Série A para manter sequência invicta na temporada

Ocupando a 8ª colocação, com 32 pontos, o Leão do Pici tem a oportunidade de retornar ao G6, em caso de vitória, após 17 rodadas — na 5ª rodada, ocupava a 6ª posição

18:03 | Set. 02, 2023

Por: Lucas Silva
Meia-atacante Yago Pikachu no jogo Fortaleza x Libertad, na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana 2023 (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O Fortaleza vira a chave após a inédita e histórica para às semifinais da Copa Sul-Americana e enfrenta, neste domingo, 3, às 16 horas (de Brasília), o Fluminense, no Estádio Municipal Sylvio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Ocupando a 8ª colocação, com 32 pontos, o Leão do Pici tem a oportunidade de retornar ao G6, em caso de vitória, após 17 rodadas — na 5ª rodada, ocupava a 6ª posição.

O Tricolor de Juan Pablo Vojvoda está invicto há cinco partidas e diante do Fluminense de Fernando Diniz visa manter a sequência positiva na temporada. Após a vitória diante do América-MG na quinta-feira, 31, o Fortaleza alcançou a marca de cinco triunfos consecutivos pela 3ª vez na em 2023: anteriormente, havia registrado o número contra Iguatu, Caucaia, Campinense, Sergipe e Barbalha — também triunfou sobre o Atlético Cearense, resultando em seis jogos — e versus San Lorenzo (ARG), Coritiba, Águia de Marabá, Fluminense e Estudiantes de Mérida (VEN).

Para o confronto, Juan Pablo Vojvoda deverá usar força máxima, mesmo com o desgaste ocasionados pelos duelos decisivos contra América-MG, pela Copa Sul-Americana, e Coritiba, pela Série A. Após o duelo contra o Fluminense, o clube tricolor terá 10 dias para a próxima partida, devido à paralisação do Campeonato Brasileiro pela Data FIFA. O atacante Marinho, por suspensão, desfalca o Leão no embate, assim como o volante Hércules, o meia-atacante Calebe e o atacante Pedro Rocha, todos por ordem médica. Com a ausência do camisa 12, o técnico argentino deve escolher entre Imanol Machuca ou Pikachu para figurar no time titular.

Pelo lado do Fluminense, Fernando Diniz terá a ausência do zagueiro Marlon, por suspensão, e o retorno do meio-campista Jhon Arias. Na última partida do Tricolor das Laranjeiras pela Série A, no empate em 2 a 2 contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, o time carioca poupou todos os atletas visando o embate contra o Olimpia, pela Libertadores da América. Portanto, o Nense deverá atuar com os titulares contra o Leão do Pici. As únicas baixas são o lateral-esquerdo Jorge e o meio-campista Gustavo Apis, ambos no departamento médico, assim como Marcelo e Felipe Melo, sendo dúvidas.

No histórico do duelo, Fluminense e Fortaleza se enfrentaram 10 vezes em solo carioca, com cinco vitórias do Tricolor, três empates e duas vitórias do Leão. Nos últimos três confrontos no Rio de Janeiro, um triunfo para cada lado e um resultado de igualdade. No 1° turno, o time de Vojvoda venceu por 4 a 2 numa partida épica, com show de Moisés.

“O Fortaleza vem fazendo um trabalho sério. Confiamos em nós. Muitas vezes executamos e sabemos o que estamos fazendo. Temos um elenco para buscar grandes coisas”, disse Juan Pablo Vojvoda, após a classificação na Copa Sul-Americana, projetando a sequência da temporada leonina.

Fluminense x Fortaleza

Fluminense
4-3-3: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (David Braz) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Ganso e Jhon Arias; Keno, Jhon Kennedy e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino (Pedro Augusto); Guilherme (Machuca), Yago Pikachu e Lucero (Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Estádio Municipal Sylvio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 03/09/2023 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Quarto Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rafael Traci (VAR-FIFA-SC)
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO, Facebook O POVO, TV Verdes Mares e Premiere