Fortaleza vence América-MG, faz história e garante vaga inédita na semi da Sul-Americana

O adversário do time de Juan Pablo Vojvoda no mata-mata decisivo por vaga na final será o Corinthians. Por ter melhor campanha, o Fortaleza decidirá em solo cearense

20:51 | Ago. 31, 2023

Por: Lucas Silva
Guilherme marcou na vitória do Fortaleza contra o América-MG pela Copa Sul-Americana (foto: Fco Fontenele / O POVO)

O Fortaleza venceu o América-MG por 2 a 1 (5 a 2 no placar agregado) nesta quinta-feira, 31, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), e garantiu a classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana 2023. Guilherme e Marinho marcaram os gols do Leão do Pici, enquanto Breno Moscardo descontou para o Coelho.

O adversário do time de Juan Pablo Vojvoda no mata-mata decisivo por vaga na final será o Corinthians. Data, horário e local dos confrontos serão divulgados posteriormente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Por ter melhor campanha, o Fortaleza decidirá em solo cearense.

A equipe cearense volta a campo no domingo, 3, às 16 horas (de Brasília), contra o Fluminense, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).

O jogo

A vantagem construída no duelo de ida não acomodou a equipe cearense, que administrou o 1° tempo na Arena Castelão, conseguindo sair em vantagem com o atacante Guilherme, aos 21 minutos, após receber cruzamento de Tinga, ganhar de Rodriguinho e cabecear no contrapé de Cavicholi. Antes, o Leão do Pici havia criado duas oportunidades com Tinga e Marinho, mas ambos pararam no arqueiro do Coelho.

A equipe de Fabián Bustos não conseguiu se encontrar durante os 45 minutos iniciais. O América-MG tentava criar oportunidades pelas laterais, com Everaldo e Paulinho Bóia, mas encontrava dificuldade, devido ao encaixe de marcação executado pelo Fortaleza, principalmente com a trinca de meio-campistas composta por Pochettino, Pedro Augusto e Zé Welison. A melhor chance veio com Mastriani, após cruzamento, mas o camisa 17 não conseguiu finalizar contra a meta de João Ricardo.

A equipe de Fabián Bustos não conseguiu se encontrar durante os 45 minutos iniciais. O América-MG tentava criar oportunidades pelas laterais, com Everaldo e Paulinho Bóia, mas encontrava dificuldade, devido ao encaixe de marcação executado pelo Fortaleza, principalmente com a trinca de meio-campistas composta por Pochettino, Pedro Augusto e Zé Welison. A melhor chance veio com Mastriani, após cruzamento, mas o camisa 17 não conseguiu finalizar contra a meta de João Ricardo.

O controle tricolor seguiu na etapa decisiva. A equipe americana mudou a estratégia com a entrada de Berno Moscardo, tentando construir lances de perigo por dentro, pelo meio-campo, mas sem conseguir levar a perigo ao gol tricolor. Aos 12 minutos, Breno recebeu na área, mas finalizou para fora. No contra-ataque, quase o Leão do Pici marcou o 2°, com Marinho recebendo nas costas da defesa, avançando em velocidade e cruzando para Guilherme chegar finalizando. O “amado”, porém, acertou o travessão de Cavichioli.

A melhor chance do América-MG veio dos pés de Javier Méndez. Após a rebatida de Pedro Augusto, o camisa 23 encheu o pé, mas acertou a rede pelo lado de fora.

No lance seguinte, aos 20 minutos, o Fortaleza chegou ao 2° gol com Marinho. O ponta-direita aproveitou a disputa entre Lucero e o defensor americano, encheu o pé, Cavichioli defendeu, mas no rebote o camisa 12 estufou a rede adversária.

O Leão do Pici ainda chegou ao terceiro gol com Juan Martín Lucero, aos 28 minutos, após receber passe de Galhardo e driblar o goleiro. A arbitragem, no entanto, assinalou irregularidade do camisa 9 tricolor, anulando o tento.

A equipe americana tentou esboçar uma reação na reta final da partida, mas esbarrou em João Ricardo. Aos 35 e 37 minutos, Samuel e Rodrigo Varanda arremataram de fora da área, registrando as únicas duas finalizações na direção do gol do Fortaleza durante os 90 minutos.

Aos 45 minutos, o Coelho descontou com Breno Moscardo. João Ricardo tentou fazer a defesa, mas a bola escapou e parou dentro do gol.

Fortaleza x América-MG

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Pedro Augusto (Lucas Crispim) e Pochettino (Galhardo); Marinho (Yago Pikachu), Guilherme (Imanol Machuca) e Lucero (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

América-MG
4-3-3: Matheus Cavichioli; Mateus Henrique (Paulinho), Júlio, Éder e Burgos; Javier Méndez, Alê (Matheusinho) e Rodriguinho (Samuel); Paulinho Bóia, Everaldo (Breno Cascardo) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Árbitro: Felipe González (CHI)
Assistentes: José Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
Quarto Árbitro: Fernando Vejar (CHI)
Árbitro de Vídeo: Carlos Orbe (EQU)
Gols: Guilherme (21'1°T) e Marinho (20'2°T) | Breno Moscardo (45'2°T)
Cartões amarelos: Pedro Augusto e Marinho (Fortaleza) | Javier Méndez, Everaldo e Rodriguinho (América-MG)
Cartões vermelhos: N/A