Fortaleza se torna o primeiro time nordestino semifinalista da Copa Sul-Americana

Após assegurar vaga na próxima fase, Leão do Pici representará o Nordeste nas semis do torneio pela primeira vez na história

21:01 | Ago. 31, 2023

Por: João Pedro Oliveira
Guilherme comemora gol no jogo Fortaleza x América-MG, no Castelão, pela Sul-Americana 2023 (foto: FCO FONTENELE)

O Fortaleza conquistou a inédita classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira, 31. Atuando na Arena Castelão, o time tricolor bateu o América-MG por 2 a 1 e confirmou sua vaga na próxima fase do torneio continental.

Com o resultado, o Leão do Pici se tornou o primeiro time do Nordeste a conseguir o feito de disputar as semifinais da Sula. Neste estágio, a equipe leonina enfrentará o Corinthians, em confrontos de ida e volta.

Anteriormente, o clube do Pici já havia entrado no seleto grupo de nordestinos que disputaram as quartas de final. Além dele, Sport, Bahia e Ceará também alcançaram este feito. Os pernambucanos jogaram a fase anterior às semis em 2017. Já o Tricolor baiano disputou as quartas duas vezes: 2018 e 2020. O Vovô, por sua vez, alcançou o feito na temporada passada (2022).

Agora, o Tricolor se isola como único nordestino em uma semifinal de Sul-Americana. O clube da região que chegou mais longe em um torneio continental foi o CSA, que disputou a final da Copa Conmebol em 1999. Na ocasião, o time alagoano foi derrotado pelo Talleres, da Argentina, e ficou com o vice-campeonato.