Fortaleza vence América-MG com autoridade e abre vantagem por vaga inédita na semi da Sula

Com o resultado, o Leão do Pici pode perder por até um gol de diferença na volta, que ainda garante vaga entre os quatro melhores times da Sul-Americana 2023.

O Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda dominou o América-MG nesta quinta-feira, 24, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), venceu por 3 a 1, e largou em vantagem visando a classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana. Guilherme (2x) e Pochettino marcaram para o Tricolor, enquanto Gonzalo Mastriani descontou para o Coelho.

Com o resultado, o Leão do Pici pode perder por até um gol de diferença na volta, que ainda garante vaga entre os quatro melhores times da Sul-Americana 2023.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O duelo decisivo acontece na quinta-feira, 31, às 19 horas (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

 

O jogo

A equipe de Juan Pablo Vojvoda anulou o América-MG de Fabián Bustos concentrando parte das ações pelo lado direito, com Marinho, apostando nas variações de corredor, com Guilherme na esquerda, e na recuperação de bola para, em contra-ataque, chegar ao gol. A estratégia para a partida foi executada com perfeição no 1° tempo, com o Leão do Pici deixando o gramado da Arena Independência com três gols de vantagem.

O Fortaleza finalizou sete vezes no 1° tempo, sendo três no gol e quatro para fora. A pressão do Tricolor do Pici iniciou logo aos 5 minutos, com Guilherme partindo em velocidade pela esquerda, cortando a marcação e finalizando por cima da meta de Cavichioli. O camisa 29, que estava em noite inspirada, abriu o marcador aos 14, após Tinga receber de Marinho, cruzar na área e a defesa do Coelho falhar. De peixinho, completou para as redes.

Após a abertura do marcador, o time de Vojvoda foi avassalador. A equipe poderia ter chegado ao 2° gol com Lucero e Guilherme, aos 15 e 16 minutos, com cruzamentos para a pequena área. Aos 20, a dupla participou efetivamente do gol de Pochettino, após Daniel Borges tentar o chutão, a bola explodir no camisa 29 e sobrar para o atacante argentino, que fintou a marcação e cruzou para a entrada da área, com o meio-campista finalizando no canto de Cavichioli.

Passiva na partida, a equipe americana tentava as subidas pelas pontas e pelo meio-campo, mas encontrava dificuldade com o encaixe da marcação do Leão do Pici. Aos 30 minutos, Paulinho Bóia até chegou a balançar as redes do Fortaleza, mas a arbitragem anulou por impedimento. Este foi o único momento de perigo da equipe mandante.

Antes do apito final, o Leão do Pici, subindo as linhas de marcação para encurtar a saída de bola do América-MG, chegou ao 3° gol com Guilherme. O ponta-esquerda recebeu de Marinho e finalizou na tentativa de antecipação de Cavichioli.

A equipe americana voltou para o 2° tempo pressionando o Fortaleza. Aos 10 minutos, em cobrança de falta de Emamanuel Martínez, João Ricardo salvou. No lance seguinte, após cobrança de escanteio do camisa 5, Danilo Avelar cabeceia, mas Caio Alexandre interveio praticamente na linha.

Com a vantagem construída no 1° tempo, o Fortaleza passou a explorar os contra-ataques na etapa final. O Leão descia em velocidade com Marinho, que quase marcou em finalização cruzada aos 11, e, aos 16, serviu Pochettino, mas o meio-campista finalizou por cima do gol de Cavichioli.

A pressão exercida pelo Coelho deu resultado aos 23 minutos. Gonzalo Mastriani recebeu cruzamento na área, dominou, ajeitou o corpo e finalizou no canto do goleiro João Ricardo para diminuir o marcador para o América-MG.

O gol marcado deu novo ânimo ao time americano, que passou a dominar as ações da partida, empurrando o Leão do Pici para o campo de defesa. Com a pressão sofrida, Vojvoda fez alterações no setor ofensivo, visando contra-atacar com velocidade. Aos 36 minutos, Pikachu recebeu de Galhardo em velocidade e cruzou para Zé Welison finalizar, mas o volante foi travado pela defesa adversária.

A equipe tricolor administrou o resultado construído ao longo da partida, impedindo os avanços do América-MG após diminuir o marcador, e saiu da Arena Independência com a vitória por 3 a 1.

América-MG x Fortaleza

América-MG
4-3-3: Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Burgos, Éder e Danilo Avelar (Marlon); Juninho, Javier Méndez (Lucas Kal) e Emamanuel Martínez; Paulinho Bóia (Rodrigo Varanda), Pedrinho (Felipe Azevedo) e Wellington Paulista (Gonzalo Mastriani). Técnico: Fabian Bustos.

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre (Lucas Crispim) e Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Yago Pikachu), Guilherme (Romarinho) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Árbitro de Vídeo: Juan Lara (CHI)
Gols: Guilherme (14'1°T | 41'1°T), Pochettino (20'1°T) e Gonzalo Mastriani (23'2°T)
Cartões amarelos: Daniel Borges e Burgos (América-MG) | João Ricardo, Caio Alexandre e Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)
Cartões vermelhos: Nahuel Martínez (Fortaleza)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar