Fortaleza desperdiça pênalti e é derrotado pelo Flamengo no Maracanã
Com o resultado negativo, o Leão estaciona na nona colocação da Série A com 20 pontos somados e terá uma semana livre para treinamentos visando o duelo contra o Athletico Paranaense, no próximo domingo, 9
20:25 | Jul. 01, 2023
O Fortaleza até teve boa atuação diante do Flamengo neste sábado, 1º, mas foi derrotado por 2 a 0 em jogo da 13ª rodada da Série A 2023. O Leão ainda desperdiçou um pênalti com Yago Pikachu no início da partida, disputada no Maracanã (RJ).
Com o resultado negativo, o time tricolor estaciona na nona colocação com 20 pontos somados. Agora, terá uma semana livre para treinamentos visando o duelo contra o Athletico Paranaense, no próximo domingo, 9, na Arena Castelão.
O jogo
Apesar de chegar ao confronto com três vitórias seguidas, contra Atlético Mineiro e Palestino-CHI, o Leão do Pici sabia que a missão diante do Flamengo seria complicada. O time rubro-negro é um dos postulantes ao título brasileiro e, em casa, é um adversário difícil de se bater.
Diante disso, a equipe carioca tomou as rédeas da partida desde o primeiro minuto, mas encontrou dificuldade para infiltrar na defesa tricolor. Mesmo sem ter tanta posse de bola, foi o Fortaleza quem chegou mais perto de abrir o placar no Maracanã.
Aos nove minutos, Pikachu tocou para Lucero dentro da área. Na ocasião, o argentino foi derrubado por Thiago Maia, que chegou atrasado na jogada, e o árbitro Savio Pereira Sampaio assinalou penalidade. Na cobrança, porém, Pikachu bateu mal e o goleiro Matheus Cunha defendeu o chute do camisa 22.
Após perder uma chance tão clara, o Leão do Pici viu o time da casa abrir o placar. Na jogada, construída aos 13 minutos, Arrascaeta cruzou para Gabriel Barbosa, que venceu dividida com Tinga para estufar as redes. Por ter um dos melhores e mais técnicos elencos do futebol brasileiro, a expectativa colocada no Flamengo é que ataque a todo o momento, ainda mais depois de um gol.
Porém, após o tento, o Tricolor de Aço foi quem ficou mais com a bola, mostrando solidez mesmo atrás do placar. A equipe carioca, por sua vez, não viu outra opção a não ser se defender para evitar o empate.
Buscando a igualdade no marcador, o Fortaleza criou boas chances no primeiro tempo com Pochettino, duas vezes, e Caio Alexandre. Com o volante, inclusive, o time de Vojvoda quase conseguiu seu objetivo, mas Matheus Cunha salvou o Flamengo após saída de bola errada.
Já na segunda etapa, Vojvoda optou por colocar Hércules no jogo visando maior controle do meio-campo. Uma demonstração clara de que queria um time mais ofensivo e que a derrota não era satisfatória.
A entrada do camisa 35 funcionou até certo ponto: o Fortaleza teve maior controle do jogo, mas seguiu sem balançar as redes. Quem chegou perto do gol, inclusive, foi o Flamengo. Aos cinco minutos, Pedro finalizou bem para grande defesa de João Ricardo.
Três minutos depois, o time carioca conseguiu ampliar o marcador. Após bola mal afastada pela defesa tricolor, Arrascaeta, sozinho, bateu bem para marcar o segundo tento flamenguista.
O Fortaleza, com dois gols de desvantagem, perdeu um pouco do seu ímpeto, não conseguiu produzir como no primeiro tempo e amargou a derrota no Rio de Janeiro.
Flamengo 2x0 Fortaleza
Flamengo
4-5-1: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, Thiago Maia (Filipe Luís), Everton Ribeiro (Bruno Henrique) e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabriel Barbosa (Pedro). Téc: Sampaoli
Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga (Dudu), Benevenuto, Brítez e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison (Hércules/Romarinho) e Pochettino (Crispim); Yago Pikachu (Calebe), Lucero e Galhardo. Téc: Vojvoda
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ
Data: 01/7/2023
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA)/DF
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA)/PR e Alex dos Santos/SC
Cartões amarelos: Bruno Henrique (FLA)
Gols: Gabriel Barbosa - 13’ 1T e Arrasceta - 18’ 2T (FLA)