Fortaleza pode assegurar vaga nas oitavas de final da Sul-Americana sem jogar; entenda

Tricolor pode se garantir nas oitavas de final da Copa Sul-Americana caso o Palestino não vença na rodada

22:06 | Mai. 24, 2023

Por: Brenno Rebouças
Silvio Romero comemora gol no jogo Fortaleza x San Lorenzo, no Castelão, pela Sul-Americana 2023 (foto: AURÉLIO ALVES)

A vitória sobre o San Lorenzo-ARG no Castelão por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, 24, garantiu ao Fortaleza uma classificação antecipada na Copa Sul-Americana. Até o momento, o Tricolor tem vaga assegurada pelo menos na fase de playoffs, onde os vice-líderes de cada grupo enfrentam os terceiros colocados dos grupos da Libertadores em dois jogos.


Quem avançar dos playoffs vai para a fase oitavas de final do torneio, mas o Leão pode carimbar passaporte para essa etapa na noite desta quinta-feira, 25, mesmo sem entrar em campo. Para isso, basta que o Palestino-CHI não vença o Estudiantes de Mérida-VEN na Venezuela, em jogo marcado para iniciar às 21 horas.

O Palestino, hoje, é o único time com condições de alcançar o Fortaleza em número de pontos — San Lorenzo e Estudiantes não podem mais somar 12 pontos, que o Tricolor já possui —, mas se a equipe chilena não vencer o compromisso desta quinta, também perde essa condição, o que garantiria o Leão na liderança do Grupo H e, consequentemente, vaga direto nas oitavas de final.

Avançar sem passar pelos playoffs é importante por dois pontos: o primeiro é não ter o risco de cair antes mesmo das oitavas de final, e há um risco considerável, já que o adversário será um time que veio da Libertadores. O segundo, não menos importante, é o fato de liberar duas datas no calendário inchado de jogo.

Os playoffs estão marcados para os dias 12 e 19 de julho, enquanto as oitavas de final vão ocorrer nos dias 2 e 9 de agosto.

Caso a liderança não seja assegurada nesta quinta, o Tricolor terá que tentá-la no dia 6 de junho, na Venezuela, contra o Estudiantes de Mérida.