Com gol no fim, Fortaleza vence San Lorenzo e avança na Sul-Americana de forma antecipada

Tricolor saiu na frente e cedeu o empate por duas vezes, mas conseguiu o tento d vitória em cobrança de pênalti, nos acréscimos, e está em uma próxima etapa do torneio continental

21:03 | Mai. 24, 2023

Por: Brenno Rebouças
Silvio Romero comemora gol no jogo Fortaleza x San Lorenzo, no Castelão, pela Sul-Americana 2023 (foto: AURÉLIO ALVES)

Com duas rodadas de antecipação, o Fortaleza garantiu classificação na Copa Sul-Americana. Líder do Grupo H, com 12 pontos e 100% de aproveitamento, o Tricolor já está na fase de playoffs, mas poderá pular para as oitavas de final se o Palestino-CHI não vencer o Estudiantes de Mérida-VEN na quinta-feira,25.

A partida contra o San Lorenzo, realizada na noite desta quarta-feira, 24, no Castelão, por pouco não terminou empatada. O gol da vitória saiu aos 51 minutos, em penalidade cobrada por Yago Pikachu. O placar final foi de 3 a 2.

No início da partida, assim como aconteceu nos dois últimos duelos, por pouco o Fortaleza não sofreu um gol cedo. As duas primeiras chances foram do San Lorenzo, primeiro com Bareiro, finalizando da entrada da área, com 15 segundos de bola rolando, depois, aos quatro minutos, com uma bola cruzada por Luján, rasteira, mas o próprio Bareiro e também Blandi chegaram atrasados para completar.

O Leão não demorou a responder. A partir dos oito minutos, começou a chegar à grande área dos argentinos. Primeiro com Moisés, chutando da entrada da área, depois com uma bola em profundidade de Caio Alexandre para Dudu, pela direita, que terminou com um cruzamento rasteiro na pequena área, mas a defesa cortou. No escanteio gerado por esse lance, batido por Pochettino, Zé Welison desviou de cabeça no meio da área e Sílvio Romero e Luján disputaram a bola quase embaixo da trave. O defensor acabou jogando contra a própria meta e abriu o placar.

O Ciclone não sentiu o peso de sair atrás. Exatos três minutos depois, com um dos cruzamentos que executou, quase sempre pelo lado direito de ataque, Elías jogou na área à meia altura e Maroni se antecipou a Dudu, pegando de primeira com a perna direita, quase que em um voleio, empatando a partida.

A insistência do Fortaleza era buscar penetração na grande área pelo lado esquerdo da zaga do San Lorenzo. As conclusões nem sempre eram possíveis, mas o segundo gol nasceu com um passe por ali, de Calebe para Pochettino; o último foi à linha de fundo e deu passe rasteiro para trás. Silvio Romero chegou batendo, de canhota, e fez o segundo.

Os visitantes, mais uma vez, não absorveram o golpe e antes do intervalo tiveram duas oportunidades de marcar, com uma finalização parando em João Ricardo e outra passando rente à trave direita.

O “Time do Papa” voltou com duas alterações e uma postura mais ofensiva, mesmo com menos posse de bola. Os levantamentos na área continuavam como principal trunfo e aos 10 minutos o cruzamento de Elías funcionou. Marconi subiu junto com Calebe e Dudu e ganhou de ambos, na pequena área, empatando a partida.

Na segunda etapa, o Fortaleza teve dificuldades em encaixar os ataques. O time argentino passou a se defender com linha de quatro ou cinco jogadores na frente da grande área e as penetrações do Leão diminuíram. No jogo aéreo, o San Lorenzo levava vantagem. Com 30 minutos, o Tricolor não tinha chutado uma bola na meta adversária.

Vojvoda foi colocando as peças consideradas titulares no decorrer do jogo, como Galhardo, Lucero e Hércules. O Leão ganhou em volume de jogo e na reta final tinha mais de 60% de posse de bola, mas não oferecia real perigo à meta de Batalla. Com a saída de Dudu por contusão, Pikachu e Benevenuto entraram, mas não mudaram o panorama.

Assim como no jogo em Buenos Aires, pela ida, no entanto, o Fortaleza conseguiu, na insistência, um gol nos acréscimos. Aos 48, Hércules tentou um levantamento na grande área e a bola bateu no braço direito de Sánchez. O pênalti foi marcado. Pikachu cobrou e marcou o tento da vitória.

Ficha Técnica

Fortaleza
4-3-3
João Ricardo; Dudu (Pikachu), Brítez, Titi, Tinga; Zé Welison, Caio Alexandre (Hércules), Pochettino (Galhardo); Calebe (Benevenuto), Moisés, Romero (Lucero). Téc: Vojvoda

San Lorenzo-ARG
3-4-3
Batalla; Gastón Campi, Pérez, Sánchez; Luján (Herrera), Jalil Elías, Perruuzzi (Vombergar), Maroni (Irala); Braida, Bareiro, Blandi (Leguizamón). Téc: Rubén Insua

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 24/5/2023
Horário: 19 horas
Árbitro: Gustavo Tejera-URU
Assistentes: Carlos Barreiro-URU e Santiago Fernandez-URU
VAR: Jhon Peridomo-COL
Cartões amarelos: Sánchez, Braida, Luján (SLO) Zé Welison (FOR)
Gols: 16min/1T - Luján (contra); 19min/1T - Maroni; 24min/1T - Romero; 10min/2T - Maroni; 51min/2T - Pikachu
Renda: R$ 224.359,00
Público: 27.422