Fortaleza goleia Águia por 6 a 1 e encaminha classificação na Copa do Brasil

Com a vitória por 6 a 1 sobre o time paraense, o Tricolor do Pici poderá perder por até quatro gols de diferença no jogo da volta, que será realizado no Mangueirão, que mesmo assim garante classificação às oitavas de final

23:36 | Abr. 11, 2023

Por: Mateus Moura
Ceballos comemora gol no jogo Fortaleza x Águia de Marabá, na Arena Castelão, pela Copa do Brasil 2023 (foto: FCO FONTENELE)

Mesmo com um time recheado de mudanças, o Fortaleza não encontrou dificuldades diante do Águia de Marabá e goleou o clube paraense por 6 a 1 na noite desta terça-feira, 11, na Arena Castelão, em confronto que marcou a estreia do Leão na Copa do Brasil. Com o resultado, o Tricolor fica em situação confortável para avançar às oitavas de final, já que pode perder por até quatro gols de diferença no duelo da volta que mesmo assim garante classificação.

O Fortaleza agora volta o foco para a Série A, cuja estreia acontece diante do Internacional no sábado, 15, às 18h30min, novamente na Arena Castelão. O segundo confronto da volta contra o Águia de Marabá está marcado para o dia 26, no Mangueirão — neste meio tempo, o Tricolor fará um importante duelo contra o San Lorenzo, na Argentina, pela Sul-Americana.

O jogo

Apesar de diversas modificações em relação ao time que entrou em campo no último sábado para a disputa da final do Campeonato Cearense, o Fortaleza não perdeu em qualidade e dominou o jogo do início ao fim. Superior em todos aspectos, tático e técnico, a equipe comandada por Vojvoda fez uma atuação segura, construiu uma vantagem confortável e venceu o Águia de Marabá com tranquilidade.

Os primeiros minutos do primeiro tempo deram uma prévia da ampla superioridade do Fortaleza. Com bom volume de jogo, o escrete vermelho-azul-e-branco iniciou o confronto em ritmo intenso, com velocidade nas articulações e muita objetividade com a posse da bola. A postura do time cearense pareceu assustar o Águia, que sofreu bastante pela desorganização defensiva — explorada com eficiência pelo Leão.

A pressão imposta pelo Fortaleza surtiu efeito rápido. Com sete minutos no ponteiro da partida, uma ótima triangulação dentro da área entre Pikachu, Calebe e Dudu resultou no primeiro gol do lateral-direito com a camisa tricolor. Aos 18, foi a vez de Ceballos repetir a façanha do companheiro e também balançar as redes, ampliando assim o placar para 2 a 0.

Avassalador, o Fortaleza seguiu sufocando o Águia em seu campo, sobretudo pelo lado direito, onde a equipe encontrou enorme facilidade para atacar. Não fosse por várias boas defesas do goleiro Axel e alguns erros de tomadas de decisão por parte dos jogadores do Tricolor, o prejuízo para o time paraense poderia ter sido ainda mais catastrófico.

Momentos antes do juiz apitar o fim da primeira etapa, entretanto, Zé Welison achou um lançamento magistral para Yago Pikachu. O ala, livre de qualquer defensor, avançou, infiltrou na ponta da área e tocou voltando para Guilherme, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. O contexto antes do intervalo não poderia ser melhor para o Fortaleza.

O Águia, porém, não se entregou. Na volta para o segundo tempo, o Azulão, em cobrança de escanteio, conseguiu diminuir a desvantagem no placar com David Cruz, que aproveitou uma falha completa do sistema defensivo do Fortaleza para cabecear sozinho na pequena área. O tento ligou o alerta do Leão, que logo tratou de retomar o controle das ações para frear a tentativa de reação do time paraense.

Apesar do domínio, o Fortaleza passou a ter dificuldade na construção ofensiva e, para melhorar esse aspecto, Vojvoda promoveu uma mudança tripla: Thiago Galhardo, Moisés e o estreante Zanocelo entraram nos lugares de Calebe, Romarinho e Pochettino, respectivamente. As alterações trouxeram de volta o ritmo mais intenso da equipe, mas a falta de pontaria tornou-se um problema.

Foram várias as situações claras para o Fortaleza ampliar a quantidade de gols, mas novamente as ótimas defesas de Axel, aliado às finalizações erradas, dificultaram. O contexto mudou a partir dos 33 minutos, quando Thiago Galhardo resolveu chamar a responsabilidade para si. Da intermediária, o atacante dominou com estilo, se desvencilhou da marcação e chutou com categoria para marcar um golaço.

No acréscimos, um fato merecido aconteceu: Yago Pikachu, que tanto tentou ao longo do jogo, conseguiu marcar o dele na partida. Insistente, o ala teve diversas chances para balançar as redes, mas só conseguiu aos 48 minutos, quando cara a cara com Axel na grande área, finalizou na gaveta da baliza.

Deu tempo, ainda, de Thiago Galhardo marcar mais um gol, o segundo do atacante no duelo e o último do Fortaleza: goleada imponente por 6 a 1.

O justo placar coloca o Fortaleza em condição muito confortável na Copa do Brasil, podendo assim dar maior foco para os próximos desafios que estão por vir, que inclui o início da Série A e a continuidade da Copa Sul-Americana. 

Fortaleza 6x1 Águia-PA

Fortaleza
4-3-3: Fernando Miguel; Dudu (Guilherme), Benevenuto, Ceballos e Sammuel; Zé Welison, Pochettino (Zanocelo) e Calebe (Thiago Galhardo); Pikachu, Romarinho (Moisés) e Romero (Lucero). Téc: Vojvoda

Águia de Marabá
4-4-2: Axel; Bruno Limão, David Cruz, Betão (Rodrigo) e Evandro; Castro (Patrick Maranhão), Danilo Cerqueira (Da Silva), Balão Marabá (Douglas Lima) e Adauto (Alan Maia); Parede e Wander. Téc: Mathaus Sodré

Local: Castelão, em Fortaleza/CE
Árbitro: João Vitor Gobi/SP
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli/SP e Daniel Luis Marques/SP
VAR: Thiago Duarte Peixoto/SP
Gols: Dudu (7’ 1t), Ceballos (22’ 1t), Guilherme (48’ 1t), David Cruz (2’ 2t), Thiago Galhardo 2x (33’ 2t e 52' 2t), Pikachu (48' 2t)
Público: 15.865
Renda: R$ 95.224,00