Fortaleza só converteu 50% dos pênaltis cobrados desde 2022
Contra o Cerro Porteño na quinta-feira, 16, no Paraguai, a disputa por pênaltis pode ser um fator decisivo para a classificação do Tricolor à fase de grupos da Libertadores
16:52 | Mar. 14, 2023
O Fortaleza tem tido, desde 2022, certa dificuldade quando o assunto é conversão de pênalti, contexto que pode ser decisivo no duelo contra o Cerro Porteño em Assunção, no Paraguai. Considerando a última temporada e o início deste ano, o Tricolor do Pici cobrou 12 penalidades, mas só estufou as redes em seis ocasiões, o que representa aproveitamento de 50%.
Destas cobranças o destaque vai para Yago Pikachu, responsável por converter cinco penalidades. Thiago Galhardo, com dois pênaltis desperdiçados, foi quem mais perdeu neste recorte de cobranças.
Na edição da Copa do Nordeste do ano passado, o Leão teve três cobranças a seu favor. Uma foi desperdiçada por Matheus Vargas, enquanto as outras duas, contra Náutico e Sport, foram convertidas por Yago Pikachu. Após o certame regional, o Tricolor somou outros sete pênaltis ao longo do ano, sendo seis pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil.
Leia mais
Nesta sequência, a equipe conseguiu marcar o gol apenas em três das sete cobranças realizadas. Pikachu, contra o Internacional, Robson, diante do Botafogo, Thiago Galhardo, perante o Coritiba, e Romero frente ao Bragantino, todos pela Série A, foram os responsáveis por desperdiçar penalidades.
As batidas que entraram na baliza foram protagonizadas por Yago Pikachu, contra o Internacional, pela Série A, e outra diante do Ceará, pela Copa do Brasil, e por Pedro Rocha, em duelo contra o RB Bragantino, que também converteu uma penalidade.
+ Confira mais notícias sobre o Fortaleza Esporte Clube
Na atual temporada, o Fortaleza contabiliza dois pênaltis. Pikachu, diante do CSA, pelo Nordestão, marcou, mas Thiago Galhardo, no importante primeiro duelo com o Cerro Porteño, pela terceira fase preliminar da Libertadores, não converteu a cobrança que poderia abrir o placar do confronto. Nesta partida contra os paraguaios, o Tricolor acabou deixando o campo derrotado por 1 a 0.
Penâltis podem decidir confronto contra o Cerro Porteño
Como está em desvantagem no placar agregado, as penalidades podem ser um fator decisivo para o Fortaleza conquistar classificação à fase de grupos da Libertadores contra o Cerro no Paraguai, já que o time cearense possui a obrigação de vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a disputa aos pênaltis.
A recordação recente neste tipo de situação, porém, não é boa. A última vez que o Fortaleza precisou encarar uma disputa por pênaltis valendo classificação ocorreu em 2021, contra o Bahia, pela semifinal da Copa do Nordeste. Na ocasião, o Tricolor perdeu por 4 a 2, derrota que culminou na demissão de Enderson Moreira e, posteriormente, na chegada de Vojvoda.
Com informações de Thiago Minhoca.