Mesmo com rodízio, Fortaleza ainda não sofreu gol na temporada

Apesar de não ter sido tão exigido, time de Juan Pablo Vojvoda apresenta solidez defensiva nos primeiros jogos de 2023

13:08 | Jan. 23, 2023

Por: João Pedro Oliveira
Zagueiro e capitão Titi após vitória do Fortaleza contra o Campinense (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O Fortaleza começou a atual temporada com pé direito. Com um elenco mais robusto em relação ao ano anterior, o time tricolor venceu os três jogos que disputou até o momento. 

Pelo Campeonato Cearense, o Leão venceu Iguatu e Caucaia por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente. Já na Copa do Nordeste, o triunfo leonino ocorreu diante do Campinense. Na ocasião, o Tricolor venceu a equipe paraibana por 2 a 0. 

Além das três vitórias, é importante dar ênfase ao desempenho do setor defensivo do Fortaleza, que ainda não sofreu gol em 2023 mesmo passando por rodízio.

Mudanças na defesa

Na estreia da temporada, contra o Iguatu, o time tricolor teve a defesa composta por Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto e Ceballos. Na ocasião, o esquema tático adotado foi o 3-4-3 com Yago Pikachu e Lucas Crispim ocupando as alas.

Já no segundo jogo, com um time completamente modificado diante do Caucaia, Vojvoda optou por escalar João Ricardo; Brítez, Ceballos e Titi. Dessa vez, o Leão iniciou em um 3-5-2 com Dudu e Bruno Pacheco nos corredores laterais dando suporte ao setor defensivo.

Depois dos jogos do Cearense, o técnico argentino testou mais uma formação no trio defensivo diante do Campinense, pelo Nordestão: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto e Titi. Diante da Raposa, Pikachu e Lucas Esteves foram os alas no esquema 3-5-2.

Até o momento, apenas o jovem zagueiro Habraão ainda não foi utilizado. Em 2022, ele disputou sete jogos pelo time profissional, sendo cinco pelo Campeonato Brasileiro e dois pela Copa do Brasil. Além disso, marcou um gol na derrota tricolor contra o Coritiba no primeiro turno da Série A. Na posição de goleiro, Luan Polli e Kennedy também não foram testados.