Coutinho retorna ao Fortaleza após empréstimos e deve ganhar chances em 2023

Centroavante de 23 anos se reapresenta ao Tricolor depois de passagens por Operário, Botafogo-PB e Sport e é integrado ao elenco na pré-temporada

Além da presença de três novos contratados, o início da pré-temporada do Fortaleza, na última segunda-feira, 26, no Pici, teve outra novidade: de volta após três empréstimos em sequência e assediado no mercado da bola, o atacante Gustavo Coutinho se reapresentou ao clube e deve ganhar oportunidades em 2023.

O carioca de 23 anos anotou 21 gols em 2022, o que despertou interesse de equipes da Série B para o próximo ano. Elogiado pelo presidente Marcelo Paz, o centroavante está integrado ao elenco tricolor e deve ser utilizado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda nas competições do início da temporada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Coutinho é um atleta que eu, particularmente, aposto muito. Eu gosto muito de 9, acho que é artigo de luxo e quem tem, tem que segurar. (...) Esse meu gosto pelo Coutinho fez com que a gente sempre renovasse contrato dele mesmo sem ele ter, no elenco principal do Fortaleza, dado um retorno tão grande", disse o mandatário do Leão, em entrevista coletiva em setembro.

O jogador, porém, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com quatro jogos de suspensão e multa de R$ 100 em razão de confusão no jogo Sport x Vasco, pela Série B. O departamento jurídico do Fortaleza já se movimenta para recorrer e tentar deixar o atleta apto a jogar.

Trajetória de Gustavo Coutinho

Entre idas e vindas no elenco profissional do Fortaleza, o atacante foi emprestado pela primeira vez em 2019, quando defendeu a Cabofriense em 13 jogos e marcou nove gols. No ano seguinte, antes de retornar ao Leão, anotou mais quatro tentos em nove partidas pelo clube do Rio de Janeiro.

Em 2021, Gustavo Coutinho defendeu o Tricolor no profissional — inclusive balançou as redes em uma oportunidade — e no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, em que fez oito gols em oito confrontos. O desempenho atraiu o interesse do Operário-PR, que o contratou para a Série B. Foram nove jogos disputados, mas sem gols.

No início desta temporada, Coutinho foi emprestado ao Botafogo-PB. No clube paraibano, o centroavante marcou 19 gols, além de ter dado uma assistência. O bom desempenho no Belo atraiu olhares do Sport, que contratou o jovem nos mesmos moldes.

No dia 29 de julho, o Fortaleza ativou uma cláusula no contrato de empréstimo de Coutinho com o Botafogo-PB e solicitou o retorno do atacante. Três dias depois, o jovem foi oficializado como reforço do Sport, para o restante da Série B do Campeonato Brasileiro.

No clube pernambucano, Gustavo Coutinho disputou 16 partidas, balançou as redes duas vezes e deu uma assistência.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube fortaleza time futebol gustavo coutinho emprestimo retorno contrato mercado da bola sport clube do recife sport time futebol pre temporada marcelo paz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar