Conheça o Deportivo Maldonado, adversário do Fortaleza na 2ª fase da Libertadores
Clube uruguaio participa da maior competição das Américas pela primeira vez na história. Confronto foi definido nesta quarta-feira, 21A Conmebol realizou o sorteio da pré-Libertadores de 2023 nesta quarta-feira, 21, definindo o Deportivo Maldonado-URU como adversário do Fortaleza na pré-Libertadores. Pelo segundo ano consecutivo na competição, o Tricolor do Pici enfrentará o clube uruguaio na segunda fase das prévias do torneio.
O rival do Leão será um dos estreantes na Libertadores do próximo ano. O 'Verdirrojo' conseguiu vaga na competição após boa campanha no Campeonato Uruguaio de 2022, quando foi terceiro colocado, ficando atrás apenas de Nacional e Liverpool.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Fundado em 1928, o time manda seus jogos no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, cidade vizinha a Punta del Este e localizada a 144km de Montevideo, capital do país. A casa dos uruguaios tem capacidade para comportar 25 mil pessoas e já recebeu jogos importantes, como a semifinal da Copa América de 1995, quando o Brasil venceu os Estados Unidos por 1 a 0.
Recentemente, o Palmeiras também jogou no estádio. Em 2016, o Verdão empatou em 2 a 2 com o River Plate-URU, em partida válida pela primeira rodada do Grupo 2 da Libertadores daquele ano.
Temporada de 2022
O Deportivo Maldonado fez história ao conquistar o terceiro lugar do campeonato nacional. Levando em consideração os números gerais da liga, o time disputou 37 partidas e somou 63 pontos.
Dividido em três partes (Apertura, Intermedio e Clausura), o Campeonato Uruguaio garante vaga direta aos dois primeiros times da tabela para a fase de grupos da Libertadores. Já o terceiro, que é o caso do Maldonado, disputa a segunda fase preliminar. O quarto colocado, por sua vez, joga desde a primeira fase.
O 'Verdirrojo' tem a base do seu elenco formada por jogadores nascidos no país. É o caso do centroavante e artilheiro do time Enzo Borges, que marcou dez gols em 31 jogos. O técnico Francisco Palladino, formado no clube, foi um dos responsáveis pelo ano histórico da equipe.
"O clube, pela primeira vez, confiou em alguém da casa, e coroamos uma campanha histórica. Eu queria retribuir todo esse amor que as pessoas nos deram durante esses anos, acho que é uma recompensa pelo esforço", comentou.
No entanto, Palladino não seguirá no clube para a próxima temporada. O treinador acertou com o Santiago Wanderers, do Chile. Para o seu lugar, o Maldonado contratou o também uruguaio Fabián Coito, que já treinou a seleção de Honduras entre 2019 e 2021.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente