Com ranking da Conmebol para 2023, Fortaleza conhece possíveis adversários na Libertadores
Tricolor vai entrar na fase 2, a penúltima antes da fase de grupos e está no pote 1. Saiba como deve ser a dinâmica do sorteio e quem o Leão pode enfrentarA Conmebol divulgou o seu ranking de clubes para a temporada 2023, nesta sexta-feira, 16. Com a lista, é possível simular a composição dos potes para o sorteio dos duelos das fases 1 e 2 da Libertadores (conhecidas como Pré-Libertadores). Para isso, porém, toma-se como base o formato do sorteio das mesmas etapas do torneio sul-americano em 2022.
O Fortaleza, único clube cearense a disputar uma competição internacional na próxima temporada, ficou na 78ª posição do ranking, com 532 pontos. Isso coloca o Tricolor na condição de jogar a segunda partida eliminatória da fase 2 em casa, já que o Leão ficará no pote 1, ao lado de Atlético-MG, Cerro Porteño-PAR, Sporting Cristal-PER, Ind. Medellín-COL, Millonarios-COL, Huracán-ARG e Always Ready-BOL.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Se a dinâmica for mantida, os clubes do pote 1 vão enfrentar os do pote 2, portanto, os possíveis adversários do Fortaleza são (estão no segundo pote): Universidad Católica-EQU, Carabobo-VEN, Magallanes-CHI, Curicó Unido-CHI, Dep. Maldonado-URU, além das três equipes que vão avançar da fase 1.
Da primeira eliminatória pode seguir Nacional-PAR, El Nacional-EQU e Zamora-VEN (pote 1), além de Sport Huancayo-PER, Nacional Potosí-BOL e Boston River-URu (pote 2). Só metade avança.
Na formação de confrontos da fase 2, cada duelo representará uma chave, denominadas, C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7 e C8. Desse modo, se o regulamento for mantido, na terceira fase, que vai definir os quatro últimos times do pote 4 para o sorteio da fase de grupos, os duelos da fase 3 serão: C1 x C8, C2 x C7, C3 x C6, C4 x C5.
Fortaleza e Atlético-MG podem se enfrentar se caírem em chaves que se cruzam na fase 3. Um exemplo disso é se o Leão for a primeira bola sorteada do pote 1 (C1) e o Galos a última (C8).
Os sorteios da Libertadores da América estão marcados para ocorrer dia 21 de dezembro, próxima quarta-feira, ao meio-dia (no Brasil), em Assunção, no Paraguai.
Libertadores 2023 - Simulação de potes:
Fase 1
- Times do pote 1 enfrentam times do pote 2, formando chaves (E1, E2, E3). A disputa será em dois jogos (times do pote 1 decidem em casa)
Pote 1
Nacional-PAR
El Nacional-EQU
Zamora-VEN
Pote 2
Sport Huancayo-PER
Nacional Potosí-BOL
Boston River-URU
Fase 2
- Times do pote 1 enfrentam times do pote 2, formando chaves (C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8). A disputa será em em dois jogos (times do pote 1 decidem em casa)
Pote 1
Atlético-MG
Cerro Porteño-PAR
Sporting Cristal-PER
Ind. Medellín-COL
Millonarios-COL
Huracán-ARG
Always Ready-BOL
Fortaleza-BRA
Pote 2
Univesidad Católica-EQU
Carabobo-VEN
Magallanes-CHI
Curicó Unido-CHI
Dep. Maldonado-URU
E1 (classificado da fase anterior)
E2 (classificado da fase anterior)
E3 (classificado da fase anterior)
Fase 3
- Times classificados da fase anterior se enfrentam em chaveamentos pré-determinados
C1 x C8
C2 x C7
C3 x C6
C4 x C5
Potes da fase de grupos
Pote 1
Flamengo
River Plate-ARG
Palmeiras
Boca Juniors-ARG
Nacional-URU
Athletico-PR
Ind. del Valle-EQU
Olímpia-PAR
Pote 2
Libertad-PAR
Atlético Nacional-COL
Internacional
Barcelona-EQU
Racing-ARG
Corinthians
Colo-Colo-CHI
Fluminense
Pote 3
Bolívar-BOL
The Strongest-BOL
Melgar-PER
Alianza Lima-PER
Argentino Juniors-ARG
Metropolitanos-VEN
Aucas-EQU
Monagas-VEN
Pote 4
Liverpool-URU
D. Pereira-COL
Ñublense-CHI
Patronato-ARG
G1
G2
G3
G4