Fortaleza é goleado fora de casa pelo campeão Palmeiras no Brasileirão

Com o revés por 4 a 0, Tricolor do Pici segue na 10ª colocação da tabela do Brasileirão e fica a três pontos do G-8

23:19 | Nov. 02, 2022

Por: Iara Costa
Palmeiras' Brazilian midfielder Ze Rafael (L) and Brazil's Fortaleza Romarinho vie for the ball during their 2022 Brazilian Championship football match, at Allianz Parque stadium, in Sao Paulo, Brazil, on November 2, 2022. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP) (foto: NELSON ALMEIDA)

O Fortaleza foi goleado por 4 a 0 pelo Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, nesta quarta-feira, 2, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. Com a derrota do Internacional diante do América-MG, o Palestra Itália já entrou em campo como campeão brasileiro, mas o Tricolor do Pici buscava atrapalhar a festa paulista para se fortalecer na briga por uma vaga na Pré-Libertadores de 2023. Com gols de Rony (duas vezes), Dudu e Endrick, porém, o Alviverde foi quem levou os três pontos.  

O resultado faz com que o Leão permaneça na 10ª colocação da tabela com 48 pontos somados, três a menos que o São Paulo, que está na 8° posição na briga por classificação para o principal certame da Conmebol. O Tricolor do Pici volta a campo no domingo, 6, quando enfrenta o Atlético-GO às 16 horas, na Arena Castelão, pela 36ª rodada do certame nacional.  

O JOGO - Apesar de já estar com o título do Campeonato Brasileiro de 2022 confirmado, o Palmeiras entrou em campo determinado a dar a vitória para a torcida que compareceu ao Allianz Parque na noite chuvosa dessa quarta-feira, 2. Com boa marcação e alta posse de bola, a equipe paulista foi dona das principais ações do embate, enquanto o Fortaleza tinha dificuldades em ter a bola e criar oportunidades de gol nas poucas chances que tinha de ir ao ataque. 

A primeira tentativa de finalização do Tricolor do Pici só ocorreu aos 10 minutos, quando Robson chutou de longe, mas mandou a bola para uma distância considerável da meta de Weverton. Ofensivamente, o principal problema do Leão estava com a falta de eficiência para adentrar na última zona do campo, muito graças a defesa do Palestra Itália. 

Aos 14 minutos, a equipe mandante balançou as redes pela primeira vez com Rony. O segundo gol ocorreu aos 31 minutos, quando Dudu mandou por cobertura para a meta de Fernando Miguel após receber uma bola em contra-ataque. No lance, segundo antes, Romarinho tinha perdido a posse ofensiva da bola após tentar uma infiltração em cima de um defensor do time paulista. 

Após os tentos tomados, o Fortaleza tentou se fechar mais defensivamente e aparecer mais ofensivamente, mas a equipe comandada por Vojvoda não conseguiu mudar o panorama da partida até o intervalo.

No segundo tempo, logo aos dois minutos, Rony ampliou a vantagem do Palmeiras. Após o Fortaleza perder a bola no meio de campo, Endrick tentou mandar para dentro da meta de Fernando Miguel, mas a bola acabou sobrando para o camisa 10, que não perdoou. 

Do outro lado do campo, o Tricolor de Vojvoda teve um pouco mais a bola na segunda etapa e até finalizou mais que no primeiro tempo, mas a noite era mesmo do Palmeiras, que sacramentou o triunfo aos 19 minutos com Endrick