Fortaleza encara o Coritiba no Castelão de olho no G-8 da Série A

Querendo se firmar na parte de cima da tabela, o Tricolor duela contra o Coxa às 19 horas desta quinta-feira, 27, na Arena Castelão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro

18:51 | Out. 26, 2022

Por: Mateus Moura
Vojvoda é o terceiro técnico mais longevo entre os clubes da Série A do Brasileirão (foto: Aurelio Alves)

De olho no G-8 e embalado no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza entra em campo nesta quinta-feira, 27, às 19 horas, para enfrentar o Coritiba na Arena Castelão, em duelo válido pela 34ª rodada. Invicto há sete partidas consecutivas no certame nacional, o Tricolor do Pici tentará, diante do Coxa, confirmar o bom momento para seguir firme na disputa por uma vaga na pré-Libertadores.

Apesar do Leão não depender somente de si para terminar a rodada entre os oito primeiros colocados, existem cenários que possibilitam esse acontecimento. Para isso, o Tricolor, atual 10º colocado, tem a obrigação de vencer o duelo contra o Alviverde e torcer por tropeços de pelo menos dois dos três times que estão à frente na tabela: derrota do Atlético-MG para o Juventude no Mineirão (BH); empate ou derrota do São Paulo diante do Atlético-GO no Morumbi (SP); derrota ou empate do América-MG perante o Goiás no Hailé Pinheiro (GO).

O Coritiba, por outro lado, vive uma realidade bem diferente no torneio. Na 15ª posição, o time paranaense possui somente dois pontos de diferença em relação à zona de rebaixamento e corre o risco de ingressar no Z-4 caso seja derrotado pelo Fortaleza. Para piorar a situação, o desempenho do Coxa atuando como visitante é, até o momento, o pior da história do Brasileirão na era dos pontos corridos. Em 16 jogos fora de casa, a equipe sofreu 14 reveses e empatou duas vezes — ou seja, 4% de aproveitamento.

Se pelas bandas do Coxa existe a dificuldade de jogar longe do frio do Paraná, a atmosfera quente da Arena Castelão tem sido um importante trunfo no processo de recuperação do Fortaleza na elite nacional. Dono da quinta maior média de público da competição — 32.552 por jogo —, a expectativa é de que a massa tricolor compareça em peso novamente, assim como foi no confronto da última segunda-feira, quando o Leão contou com o apoio de mais de 40 mil pessoas e ultrapassou a marca de 1 milhão de torcedores no Gigante da Boa Vista em 2022.

Fortaleza x Coritiba: desfalques e retornos 

Para a partida, Vojvoda não poderá contar com Titi, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além do zagueiro, o volante Hércules, com desconforto no músculo posterior da coxa esquerda, também deve ser ausência. Em compensação, o comandante argentino tem os retornos de Tinga, Caio Alexandre e Romarinho.

+ Confira mais notícias sobre o Fortaleza Esporte Clube

Já Guto Ferreira não terá o zagueiro Luciano Castán, suspenso. O lateral-esquerdo Natanael, o volante Bruno Gomes e o atacante Cadorini voltam a ficar à disposição. Os dois últimos citados, inclusive, possuem status de titular da equipe alviverde e devem integrar os 11 iniciais contra o Tricolor do Pici. O centroavante Fabrício Daniel, que se recupera de uma lesão, é dúvida.

Fortaleza x Coritiba

Fortaleza
4-3-3: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Brítez e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Caio Alexandre e Lucas Crispim; Robson, Thiago Galhardo e Pedro Rocha. Técnico: Vojvoda

Coritiba
4-4-2: Gabriel Vasconcelos; Natanael, Guillermo, Chancellor e Rafael Santos; Bruno Gomes, Jesús Trindade, Bernardo (Galarza) e Boschilia; Alef Manga e Léo Gamalho (Adrián Martínez). Técnico: Guto Ferreira

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e horário: quinta-feira, 27, às 19 horas
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP) - Fifa
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Transmissão: Rádio O POVO CBN e Premiere