Thiago Galhardo supera rivalidade antiga e cativa bom ambiente no Fortaleza
Camisa 91 conquista aprovação interna de dirigentes, funcionários e elenco do Tricolor pelo comportamento no dia a dia. "Peça importantíssima", diz presidente Marcelo Paz
18:00 | Out. 11, 2022
O discurso de possível aposentadoria no clube logo na chegada, a dedicação em campo e o sorriso constante ao lado dos companheiros não são à toa: Thiago Galhardo está à vontade no Pici. Com passagem pelo arquirrival Ceará — e alvo do Vovô na última janela de transferências —, o atacante de 33 anos conquistou respeito e já cativou bom ambiente interno no Fortaleza, apurou o Esportes O POVO.
O camisa 91 acumula saídas polêmicas de clubes como Vasco, Internacional e o próprio Ceará, mas afirmou ter sido "recebido como em uma família" no Tricolor. A longa e sigilosa negociação envolveu uma reunião com o presidente Marcelo Paz, o vice-presidente e diretor de futebol Alex Santiago e o técnico Juan Pablo Vojvoda para apresentar o projeto e alinhar expectativas.
Após passagem pelo Celta de Vigo, da Espanha, Galhardo foi anunciado pelo Leão no dia 29 de junho, emprestado pelo Colorado até o final deste ano e já com pré-contrato até 2024 — o novo vínculo será ativado de forma automática. À espera da abertura do período de inscrições, o jogador teve alguns dias para se ambientar à nova casa antes da estreia, em 20 de julho, na derrota por 2 a 1 para o RB Bragantino, fora de casa.
Leia mais
A exemplo da diretoria, que ficou satisfeita com a postura de Thiago Galhardo e seu estafe nas negociações, comissão técnica, funcionários e, principalmente, jogadores também aprovaram o comportamento do recém-chegado no dia a dia.
O Esportes O POVO ouviu relatos de que o atacante soube se portar no novo ambiente e respeitou as lideranças já existentes no elenco, assumindo naturalmente um papel importante também no vestiário tanto pela experiência quanto pelo comprometimento.
"Eu disse que ia me entregar muito pelo clube nos treinamentos, nos jogos, e isso eu tenho feito muito bem no dia a dia. Tenho o reconhecimento dos meus companheiros, todo mundo tem visto lá no dia a dia", disse o jogador, em entrevista coletiva no último domingo, 9.
Um exemplo é o relacionamento com o goleiro Marcelo Boeck, com quem chegou a trocar farpas em Clássicos-Rei atuando pelo Ceará e hoje brinca. Ídolo do clube, o arqueiro, inclusive, interagiu em uma publicação nas redes sociais que dizia que "jamais imaginaria aplaudir o Galhardo".
A entrega em campo nos treinos e nos jogos, "comprando" a ideia de Vojvoda, com quem nutre boa relação, gerou elogios no Pici e se estendeu para o extracampo. A avaliação interna é de que Thiago Galhardo de fato vestiu a camisa tricolor. A torcida também está satisfeita com o desempenho do camisa 91.
"Sem dúvida o Galhardo hoje é uma peça importantíssima dentro do Fortaleza pela questão técnica, pela questão de definição, mas também pela liderança. É um atleta que tem um astral, uma energia e foi bem acolhido pelos atletas. Tinha aquela questão de ‘O Galhardo jogou no Ceará’, ‘O Galhardo é um pouco polêmico’. O Galhardo é um cara autêntico, um cara verdadeiro, um cara de diálogo, de olhar no olho", afirmou o presidente Marcelo Paz em entrevista à Rádio O POVO CBN.
Assistência e gols pelo Leão
O atacante conquistou a confiança do treinador argentino rapidamente e assumiu a posição de titular, mas as primeiras participações diretas em gol demoraram a sair. No empate em 2 a 2 com o Fluminense, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil, participou do lance do gol contra de Nino e deu assistência para Silvio Romero balançar as redes. Também deu passe para Moisés marcar no revés por 3 a 1 para o Botafogo, pelo Brasileiro.
No dia 10 de setembro, no reencontro com o Tricolor das Laranjeiras no mesmo palco, enfim anotou o primeiro tento pelo Fortaleza, na derrota por 2 a 1 para os cariocas, desta vez pela Série A. Nos dois jogos mais recentes, Thiago Galhardo foi decisivo: marcou no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e abriu o placar no triunfo por 2 a 0 sobre o Avaí, no domingo, no Castelão.
Atualizada às 18h47min