"Gol Verde": Marcelo Paz planta árvore no CT do Fortaleza
Conversão de gols em plantação de árvores é a primeira ação do For All, projeto de sustentabilidade do Fortaleza. CT Ribamar Bezerra já conta com sete mudas plantadas
17:06 | Out. 11, 2022
A diretoria do Fortaleza colocou em prática, na manhã desta terça-feira, 11, o projeto Gols Verdes, que converte cada tento marcado pelo clube em uma árvore plantada, pelo período de um ano.
A data escolhida para iniciar o projeto foi 21 de setembro, por ser o Dia da Árvore. De lá para cá, sete gols foram marcados pelo Fortaleza. Por conta disso, o CT Ribamar Bezerra recebeu sete mudas nesta terça.
O presidente do clube, Marcelo Paz, foi quem plantou a primeira, referente ao primeiro gol de Pedro Rocha contra o Flamengo. “Que o torcedor possa fazer isso também, possa plantar uma árvore, entender mais sobre sustentabilidade. É uma forma do clube contribuir a nível social. Terão outros projetos, não para por aqui. O Fortaleza tem compromisso com essa pauta”, disse.
Em entrevista ao programa Esportes do Povo, para falar sobre o assunto, Paz brincou e disse que espera plantar pelo menos cem árvores no período de um ano.
Concepção do projeto
O Gols Verdes é a primeira ação do For All, projeto de sustentabilidade do Fortaleza Esporte Clube, capitaneado por Mateus Fontenele, um biólogo que é conselheiro do clube. Ele foi convidado pelo próprio Marcelo Paz para tocar os planos da pauta.
“Procurado por uma pessoa chamada Ricardo Júdice, que trabalha com a área ambiental e enxergou no Fortaleza uma possibilidade de trabalhar esse tema; porque o clube de futebol tem alcance, a mensagem chega nas pessoas muito rápidas; eu disse que não entendia da área e gosto de trabalhar com especialistas, então chamei o Mateus Fontenele, que é conselheiro do clube, biólogo, conhece muito sobre a área ambiental, e pedi para capitanear o projeto. Nasceu o For All, que é alinhado com os 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explicou.
Dessa forma, além do Gols Verdes, o Fortaleza pretende fazer outras iniciativas, de modo a envolver toda a estrutura organizacional do clube com o tema. A empresa 2W Energia é a primeira patrocinadora deste projeto do Tricolor. A parceria deve render o fornecimento de energia para 100% do CT Ribamar Bezerra até o fim do ano que vem.
Faz parte dos planos do For All também criar um programa ambiental de conscientização, em parceria com escolas e até grupos de torcedores. “Nós vamos fazer uma trilha e conduzir (os visitantes) por todo o CT, explicando a importância do plantio, a função da árvore como sequestradora de carbono, trabalhando não só para uma emissão menor (de carbono), mas (também) para reduzir o volume, a concentração desse gás na atmosfera. E vamos trabalhar outro projeto chamado ODS em foco, com foco de trazer conceitos e possibilidades de ações práticas na rotina do clube, voltada para a sustentabilidade”, explicou Mateus.
Apenas árvores nativas devem ser plantadas no centro de treinamento, tais como Ipê, que foi a espécie da primeira muda, jatobá, oiticica, gonçalo-alves e pau branco.
Mateus reforça que a sustentabilidade entrou no planejamento estratégico anual do Fortaleza e por isso não serão ações pontuais.