Série A: No Castelão, Fortaleza vai mal na pontaria, mas sofre poucos gols

Tricolor recebe o Flamengo pela 28ª rodada da Série A nesta quarta-feira e precisa melhorar no ataque e manter desempenho na defesa para tentar nova vitória

17:07 | Set. 26, 2022

Por: Brenno Rebouças
Jogadores do Fortaleza reunidos no gramado do Castelão (foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)

Entre os piores mandantes (18º) da Série A do Braisleiro, o Fortaleza volta a jogar no Castelão nesta quarta-feira, 28, contra o Flamengo. Em casa, o Leão tem pecado na pontaria, mas apresenta um bom desempenho defensivo.

Para balançar as redes do poderoso Flamengo, que deve vir com até oito desfalques, o Tricolor conta com todo o ataque, a exceção de Robson, suspenso. O camisa 7, inclusive, fez um dos dois gols do Fortaleza na vitória sobre o Rubro-Negro no Maracanã, no primeiro turno.

O problema é que dos 25 tentos que fez na Série A, o Leão só marcou nove em casa — o tento marcado sobre o Ceará, no returno, não conta, pois o Fortaleza era visitante. Isso significa que apenas 36% dos gols do Tricolor no Campeonato Brasileiro foram feitos em casa, diante da torcida. Além disso, somente em uma partida o time comandado por Juan Pablo Vojvoda fez mais do que um gol jogando no Castelão. Foi contra o Internacional, na vitória por 3 a 0, na 21ª rodada.

Dono da segunda melhor defesa da Série A, com 24 tentos sofridos, o Flamengo foi vazado na maioria das vezes jogando longe de casa. Foram 16 gols contra na condição de visitante (aproximadamente 67%).

Defesa como ponto alto

Se a pontaria em casa vai mal, balançar a rede do Fortaleza no Castelão não é tão fácil. Em seus domínios, o Leão sofreu apenas 9 tentos, o que significa 31% de todos os gols que o time levou na Série A (29).

Com exceção do Botafogo (que venceu por 3 a 1), nenhuma outra equipe fez mais que um gol no Tricolor jogando em solo cearense, no Brasileirão.

Além do bom desempenho do Fortaleza em casa no quesito, o Flamengo, desfalcado de importantes peças ofensivas (Pedro, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Cebolinha, Marinho), vai ter que melhorar bastante seu desempenho no ataque como visitante para tentar levar uma vitória para o Rio de Janeiro.

Longe do Maracanã, o saldo de gol do Urubu é até negativo (-1). E dos 42 gols que marcou até aqui na Série A — terceiro melhor ataque —, só 15 foram na casa do adversário, ou seja, cerca de 36%.

Fortaleza e Flamengo se enfrentam na quarta-feira, 28, às 19 horas, no Castelão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.