Fortaleza empata com o Juventude em Caxias do Sul pela Série A

Tricolor abriu o placar no fim da primeira etapa, mas viu o Juventude crescer no segundo tempo, empatar e pressionar no fim. Com um ponto, Leão ganhou uma posição na classificação

19:59 | Set. 18, 2022

Por: Brenno Rebouças
Juventude x Fortaleza, pela Série A (foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC)

O Fortaleza voltou a pontuar na Série A do Brasileiro, neste domingo, 18, mas emendou a terceira partida consecutiva sem vencer. No Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Leão empatou com o Juventude em 1 a 1.

O Tricolor não fez um bom jogo contra o Papo e levou pressão dos donos da casa no fim da partida, mas segurou o resultado e chegou aos 31 pontos, o que o fez subir uma posição na classificação (de 15º para 14º), ultrapassando o maior rival, Ceará.

A próxima partida do Fortaleza será apenas no dia 28 de setembro, contra o Flamengo, no Castelão.

O jogo

O Fortaleza não fez um bom primeiro tempo, mas os primeiros minutos foram os piores. O Tricolor não conseguia passar da marcação do Juventude no último terço de campo e ainda viu a equipe gaúcha chegar algumas vezes, principalmente com cruzamentos, causando certa preocupação para a defesa leonina.

Com sete minutos de jogo, o Ju poderia ter pulado na frente, mas Oscar Ruiz concluiu mal, com o pé esquerdo, o passe de calcanhar de Pitta, na grande área. O atacante finalizou livre, porque Felipe Pires evitou a chegada do defensor mais próximo do Fortaleza, mas mandou por cima da trave.

Na metade do primeiro período, o Tricolor passou a equilibrar a partida. A primeira boa chegada foi com Thiago Galhardo, desviando de pé direito em cruzamento de Juninho Capixaba, mas a bola passou ao lado da trave. Depois, o próprio Galhardo arriscou de longe, rasteiro, para a defesa de Pegorari. Essa foi a primeira finalização no gol do jogo, aos 33 minutos.

Com o Leão já melhor em campo e mais presente no campo de ataque, conseguiu abrir o placar na reta final do primeiro tempo. A jogada começou com um cruzamento de Juninho Capixaba, da esquerda, aos 43. Zé Welison subiu para cabecear, próximo da segunda trave, e acertou o poste. Galhardo foi buscar a sobra, fora da grande área, e deu passe para Caio Alexandre, lá dentro. O volante avançou e tentou um cruzamento, mas Paulo Miranda tentou cortar com o peito e jogou para dentro do gol.

O tento antes do intervalo foi importante para pressionar o Juventude a sair um pouco mais e desfazer a linha de cinco atletas com a qual defendia em frente à grande área. Louzer voltou com Elton e Bruno Nazário, mexendo na estrutura tática do Papo.

Os donos da casa tiveram a chance de empatar logo no começo da segunda etapa, em jogada individual de Pitta. Ele invadiu a área pela esquerda, passou por Benevenuto e bateu cruzado, mandando a bola rente à trave esquerda de Boeck.

Em três lances consecutivos, o Leão tentou ampliar. Galhardo acertou uma cabeçada e Robson arriscou uma cobertura, mas ambas para fora. A resposta do time jaconera foi com um escanteio bem executado de Nazário com cabeceio de Ygor, mas Boeck segurou facilmente. Houve também uma finalização de Felipe Pires, do começo da grande área, após um giro, que o arqueiro do Leão desviou com a ponta dos dedos, por cima do gol.

Vojvoda também mudou o sistema, colocando Lucas Lima na vaga de Moisés e lançando Ronald no lugar de Sasha. Louzer respondeu com o atacante Ruan, depois Victor Gabriel e Chico.

As alterações do Ju fizeram efeito primeiro. Numa jogada, aos 32, Ruan pegou rebote de uma defesa de Boeck, mas acertou a defesa. A bola acabou sobrando do lado esquerdo e Capixaba fez o cruzamento. Victor Gabriel apareceu no meio da pequena área para desviar de cabeça e empatar o jogo. A virada só não veio no ataque seguinte porque Boeck salvou um chute rasteiro de Pitta.

O Fortaleza sentiu o gol e o Juventude aumentou a pressão. Aos 40, o goleiro do Leão fez outra defesa importante, saindo no tempo certo para evitar que outra finalização de Pitta entrasse. A equipe da casa também levou perigo com muitas cobranças de escanteios.

Vojvoda ainda colocou Pedro Rocha e Tinga para jogo na casa dos 40 minutos do segundo tempo, porém o máximo que conseguiu foi uma cabeçada com Benevenuto, após escanteio, que passou perto.