Fortaleza volta a sofrer gols e perde para o Botafogo em casa pelo Brasileirão

Com direito a pênalti perdido e gol de Moisés, Leão tenta reagir no segundo tempo mas é derrotado pelo time carioca

17:58 | Set. 04, 2022

Por: Guilherme de Andrade
Fortaleza perdeu para o Botafogo no último jogo em casa, na Série A (foto: Aurélio Alves/O POVO)

O Fortaleza teve a sequência de cinco vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro encerrada neste domingo, 4. O Tricolor recebeu o Botafogo, na Arena Castelão, e perdeu por 3 a 1, com gols de Eduardo (2x) e Maçal, para os visitantes, e Moisés, para os cearenses. A partida foi válida pela 25ª rodada da Série A.

A derrota não alterou a situação do Fortaleza na tabela de classificação. Mesmo sem vencer, o Tricolor permaneceu na 12ª posição, com 30 pontos somados. O Botafogo chegou a mesma quantidade de pontos do time cearense, ficando uma posição atrás.

O jogo

A festa antes da bola rolar na Arena Castelão foi da torcida do Fortaleza, mas quem comemorou mesmo durante o primeiro tempo foram os cariocas. O Leão começou em cima do Botafogo, e até criou uma boa jogada no minuto inicial com Romarinho, que livre dentro da área finalizou por cima do gol.

Depois disso, o Botafogo dominou a partida. Aos 14, Fernando Miguel foi obrigado a operar um verdadeiro milagre após cabeçada do adversário. Porém, quatro minutos depois, o goleiro leonino não conseguiu impedir o gol de Eduardo, que recebeu passe de Jefinho e finalizou de primeira dentro da área.

Ao sair atrás no placar, o Leão se viu obrigado a se lançar para o ataque. Porém, o Tricolor encontrava dificuldades e não obrigou Gatito a fazer defesas. Já o Botafogo, estava bem postado na defesa e chegava com perigo no campo ofensivo, quando subia.

Já nos dez minutos finais da etapa inicial, a boa atuação do Botafogo foi recompensada com mais um gol. Maçal cobrou escanteio na primeira trave, Cuesta desviou de cabeça e Eduardo, por trás da defesa, empurrou a bola para o fundo das redes.

Na volta do intervalo, o Fortaleza teve uma chance de ouro para voltar a partida. Logo aos sete minutos, Thiago Galhardo foi derrubado dentro da área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Robson parou em Gatito e o Botafogo continuou com a larga vantagem.

Para piorar a situação do Leão, o Botafogo conseguiu ampliar onze minutos depois. Maçal acertou um chute de rara felicidade fora da área e a bola foi no ângulo de Fernando Miguel, que não teve o que fazer no lance.

As esperanças do torcedor do Fortaleza foram aumentadas aos 26 minutos, quando o Tricolor conseguiu marcar o primeiro gol. Após roubada de Juninho Capixaba, Thiago Galhardo deu passe na medida para Moisés, que chutou na saída de Gatito para diminuir.

Entretanto, a reação do Leão parou por aí. O técnico Juan Pablo Vojvoda até tentou lançar o time para o ataque ao colocar atacantes, mas o Fortaleza não conseguiu balançar as redes novamente.