Fernando Miguel brilha, Fortaleza bate São Paulo e chega à 5ª vitória seguida na Série A
Juninho Capixaba anotou o único gol da partida, e o goleiro do Leão fez grandes defesas para confirmar mais três pontos para o Tricolor do PiciO Fortaleza conquistou a sua quinta vitória consecutiva no Brasileirão ao bater o São Paulo por 1 a 0 no estádio Morumbi, nesse domingo, 28. Juninho Capixaba fez o gol da partida ainda no primeiro tempo, e o Tricolor do Pici contou com mais uma grande atuação de Fernando Miguel para segurar o resultado e somar os três pontos.
Com o resultado, o Leão chegou aos 30 pontos no certame e ultrapassou o próprio São Paulo, chegando na 12ª colocação, já se colocando na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O Fortaleza volta a campo no próximo domingo, 4, às 16 horas, contra o Botafogo, na Arena Castelão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O jogo
Para a partida, o técnico Juan Pablo Vojvoda utilizou quase o mesmo time que entrou em campo na rodada passada, contra o Corinthians. As únicas mudanças foram as entradas de Zé Welison e Thiago Galhardo nos lugares de Hércules e Romarinho.
O jogo começou muito estudado e com pouca criatividade. O Fortaleza marcava alto, pressionando a saída de bola do São Paulo, que tentava tocar em busca de espaços e não progredia. Quando tinha a bola, o time de Vojvoda tentava uma transição mais rápida, mas também não conseguia encaixar nenhuma boa jogada.
O primeiro chute no gol do duelo só aconteceu aos 22 minutos, quando Welington arriscou de longe e Fernando Miguel caiu para fazer a intervenção sem muitas dificuldades.
A partir dos 30 minutos, o clube paulista começou a mudar a estratégia para tentar gerar mais perigo ao gol do Tricolor do Pici, e adiantou a marcação tentando recuperar mais próximo ao gol. Mas logo aos 32, o Fortaleza escapou pela esquerda com Moisés, que foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Juninho Capixaba bater forte no cantinho e abrir o placar.
O gol inflamou o São Paulo, que respondeu já no minuto seguinte. Nestor aproveitou o espaço, chutou colocado no canto, para Fernando Miguel espalmar. No rebote, Welington fuzilou e a bola explodiu no travessão.
Aos 38, Galoppo subiu sozinho após cobrança de escanteio, e o arqueiro do Leão fez mais uma grande defesa, evitando o empate. As duas equipes ainda tiveram chances de marcar, mas o jogo foi para o intervalo com o 1 a 0 a favor dos cearenses.
O Leão voltou o mesmo time para o segundo tempo, enquanto o São Paulo veio com Patrick e Reinaldo, e começou melhor na etapa final. Aos oito minutos, a bola sobrou para Calleri, livre na pequena área, mas Fernando Miguel, mais uma vez, se agigantou e fez uma defesaça à queima-roupa.
O Fortaleza passou a jogar mais recuado, mas conseguia fechar os espaços da equipe mandante, que tocava depois da linha do meio campo, mas tinha dificuldades de infiltrar.
Na segunda metade da etapa final, o São Paulo aumentou a pressão, mas por mais duas vezes, parou em duas defesaças de Fernando Miguel. Na primeira, aos 28 minutos, Luciano cabeceou forte no canto e o arqueiro voou para espalmar. Já na segunda, aos 34, Calleri fuzilou na entrada da área, para o goleiro salvar mais uma.
O clube paulista seguiu pressionando até os minutos finais, mas o Fortaleza conseguiu segurar as investidas e assegurar mais três pontos importantes na competição.