Fernando Miguel fala sobre recuperação pessoal e explica bom momento do Fortaleza

Em entrevista coletiva, o arqueiro, atualmente um dos principais destaques do Tricolor, relembrou a fase em que figurou no banco de reservas e disse ter "encarado de frente" o momento

20:37 | Ago. 25, 2022

Por: Mateus Moura
Fernando Miguel é goleiro titular do Fortaleza (foto: Karim Georges/Fortaleza EC)

O Fortaleza vive o seu melhor momento no Brasileirão. Líder do returno com 100% de aproveitamento, a equipe saltou da lanterna do torneio — pelo qual figurou durante 14 rodadas — para a 13ª colocação. Além da evolução coletiva do time, algumas peças têm se destacado individualmente. É o caso do goleiro Fernando Miguel.

Na Série A, o arqueiro tricolor participou de seis jogos, e em nenhum deles sofreu sequer um gol. A marca sem ser vazada, que totaliza 540 minutos, é a sétima maior da história do torneio na era dos pontos corridos. O bom momento, entretanto, não é um reflexo geral da temporada. Contratado com status de titular, Fernando Miguel sofreu com lesão e figurou no banco de reservas durante o primeiro semestre antes de retomar o posto de goleiro principal.

+ Confira todas as notícias sobre o Fortaleza Esporte Clube

“Eu não consigo contar uma história triste, de lamento. São circunstâncias, e eu as encarei de frente, com convicção, mas sempre com humildade e respeito a todos que estavam envolvidos no processo. Se eu não estava dentro, era porque tinha alguém que estava melhor”, disse em entrevista coletiva.

“Vocês nunca vão ver o Fernando Miguel passando por um momento bom hoje, estando eufórico, mas também não vão me ver depressivo pelos cantos, abandonando ou deixando de acreditar no processo de trabalho por estar passando por um momento difícil. Vivi isso no início da temporada, superei e estou conseguindo dar minha contribuição para a equipe, assim como o Marcelo e o Max deram de maneira muito significativa quando estiveram em campo”, enfatizou.

Recuperação do Fortaleza na Série A

Em paralelo ao ótimo momento individual de Fernando Miguel, o desempenho coletivo do Tricolor do Pici também é um fator importante no processo de recuperação do time na Série A. Segundo o arqueiro, a capacidade do elenco em entender a realidade do contexto anterior, da zona de rebaixamento, foi uma circunstância importante.

“Uma das circunstâncias que fizeram com que a gente saísse (da zona de rebaixamento) foi a gente entender a realidade que estávamos vivendo e sempre ser responsável com o clube. Então a partir do momento que a equipe conseguiu dar uma oxigenada, dar uma recuperada, conseguimos apresentar de novo um futebol melhor, mas principalmente um futebol de bons resultados”, revelou.

“Tivemos muitos jogos no Campeonato Brasileiro que tivemos desempenho, atuações, mas nós não tínhamos o resultado, que era o mais importante no momento. Conseguimos isso. Acho que é um mérito de toda equipe, do clube que acreditou em todo o processo, nunca teve dúvidas sobre a comissão técnica e o grupo de jogadores. Aqueles (atletas) que chegaram, somaram de uma maneira muito significativa para podermos reverter esse panorama até mesmo antes do que as pessoas podiam imaginar”, concluiu.