Tinga elogia esquema do Fortaleza e reconhece boa fase dos companheiros: "Estou abaixo"

O capitão do Tricolor do Pici concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, 24, no Centro de Excelência Alcides Santos

20:32 | Ago. 24, 2022

Por: Guilherme de Andrade
Lateral-direito Tinga celebrou vitória contra o San Lorenzo na Argentina (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Capitão e ídolo no Fortaleza, o zagueiro Tinga voltou a disputar uma partida pelo time no último domingo, 21, após mais de dois meses. Ele entrou na reta final da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na Arena Castelão. Nesta quarta-feira, 24, o defensor concedeu entrevista coletiva, diretamente do Centro de Excelência Alcides Santos.

O Fortaleza deixou o esquema com três zagueiros de lado, para voltar a utilizar uma linha de defesa com quatro homens. Por isso, Tinga precisará se adaptar, novamente, a uma nova função para tentar recuperar espaço no elenco. Mesmo assim, o capitão diz que não mudaria a formação, reconhece que está abaixo dos companheiros e afirma que o importante é o time vencer:

“Agora eu vou ter que me virar, né? Eu fico muito feliz sobre como está o andamento do time. Sem sofrer gols. Então acho que se eu fosse o treinador, não mudaria (o esquema). Vou esperar, vou aguardar o meu momento. Meus companheiros estão muito bem. Tenho que ter a humildade de saber que estou abaixo deles agora. Se continuar ganhando e eu não jogando, para mim está tudo bem, está tudo maravilhoso. O importante é o Fortaleza vencer”, afirmou.

As presenças de Emanuel Brítez e Fernando Miguel na defesa do Fortaleza ajudaram a equipe de Vojvoda a ter uma consistência defensiva maior. Por isso, Tinga elogiou a dupla, com foco maior para o argentino:

“O Brítez fechou ali a nossa linha defensiva. A gente parou de tomar gol. Não foi só ele, o time todo melhorou. O Fernando Miguel também. A gente não tomando gol, com certeza sempre vamos ter uma oportunidade de fazer o gol”, elogiou.

Tinga passou a desfalcar o Fortaleza depois do jogo contra o Juventude, no dia 25 de maio. Porém, a lesão no pé esquerdo já vinha desde antes do duelo contra o clube gaúcho. O defensor assumiu que disputou três partidas da Libertadores com o “pé quebrado”:

“Na Libertadores eu joguei com o pé todo f*****, literalmente. Joguei três jogos com o pé já quebrado, mas joguei. Na raça. Depois do jogo contra o Juventude eu não estava mais me aguentando em pé”, assumiu.

Depois de vencer o Corinthians, o Fortaleza enfrentará o São Paulo, no domingo, 28, e Tinga acredita que o Leão tem condições de vencer a equipe de Rogério Ceni. Na mesma resposta, o defensor ainda aproveitou para alfinetar a atuação da arbitragem contra o Fluminense, pela Copa do Brasil:

“Com certeza (sobre chances de vencer). Como a gente ganhou esses quatro jogos, temos sempre que acreditar no nosso trabalho. Claro que não podemos desmerecer o São Paulo, é uma grande equipe. Está disputando três campeonatos. Isso já fala da grandeza. A gente podia também estar disputando mais um campeonato, mas a CBF sabe o que fez”, finalizou.