Sem espaço no elenco, Felipe deve ser negociado pelo Fortaleza

Volante de 28 anos teve tratativa frustrada com o Al-Batin, da Arábia Saudita, e tanto Leão quanto estafe do jogador trabalham por outra transação, priorizando o exterior

18:45 | Ago. 09, 2022

Por: Afonso Ribeiro
Volante Felipe com a bola no jogo Atlético-MG x Fortaleza, no Mineirão, pela Copa do Brasil (foto: Cris Mattos / Staff Images / Copa do Brasil)

Mesmo depois da transação frustrada com o Al-Batin, da Arábia Saudita, o volante Felipe não deve permanecer no Pici. O Esportes O POVO apurou que o Fortaleza pretende negociar o camisa 15, que está sem espaço no elenco, e quer aproveitar a janela de transferências aberta para encontrar outro clube interessado, com prioridade para o mercado internacional.

No Tricolor desde 2015, o meio-campista se tornou titular no ano seguinte e, desde então, foi peça importante da equipe, sempre com vaga cativa na escalação. O desempenho despertou a atenção de clubes como o Internacional e uma equipe do Japão, por exemplo, que fez sondagem, mas o jogador optou pela permanência em solo cearense.

No ano passado, Felipe foi alvo do Al-Fayha, da Arábia Saudita, com proposta de empréstimo com opção de compra. O maranguapense balançou, mas foi convencido pelos dirigentes do Leão a permanecer — já havia renovado contrato até o final de 2023.

Nesta temporada, o camisa 15 teve oferta do Al-Batin, outra vez de empréstimo com opção de compra. O Fortaleza receberia 300 mil dólares (R$ 1,6 milhão na cotação da época) pela cessão por um ano e chegou a tratar a negociação como "avançada", mas as tratativas emperraram em questões burocráticas e foram encerradas sem sucesso.

Apesar disso, o volante de 28 anos não recuperou terreno no elenco de Juan Pablo Vojvoda e não foi reintegrado. A última vez que entrou em campo foi na derrota por 2 a 1 para o RB Bragantino, no último dia 20 de julho, pela Série A. Desde então, ficou ausente até do banco de reservas — primeiro em razão da negociação, depois pela perda de espaço.

Futuro do volante

Na semana passada, em entrevista à TV do clube, o presidente Marcelo Paz revelou que o clube poderia trazer mais um volante, "até porque saíram dois", referindo-se a Matheus Jussa, emprestado ao Qatar SC, e Felipe. Na atual janela, para a posição, o Fortaleza contratou Lucas Sasha e Fabrício Baiano, que se juntaram a Hércules, Ronald e Zé Welison no elenco.

No momento, Felipe não tem propostas em mãos, mas tanto o Tricolor quanto o estafe do jogador trabalham por uma saída, priorizando o exterior, e devem buscar interessados enquanto as janelas de outros países seguem abertas.

Pelo Fortaleza, o camisa 15 tem 289 jogos e dez gols. Com o Leão, ele participou da conquista de cinco títulos do Campeonato Cearense, duas Taça dos Campeões Cearenses, duas Copas do Nordeste e uma Série B do Brasileiro.