Fim do 1° turno: Fortaleza somou 14 rodadas na lanterna da Série A
O Tricolor do Pici encerrou a primeira parte do campeonato com 15 pontos conquistados de 57 possíveis
14:13 | Jul. 25, 2022
O empate sem gols entre Fortaleza e Santos no último domingo, 24, fez com que o Tricolor fosse ultrapassado pelo Juventude, que venceu na rodada, e voltasse para a lanterna da Série A. Com o fim do primeiro turno, o Tricolor do Pici passou 14 de 19 rodadas na última posição do campeonato.
Com 15 pontos na tabela, o Leão possui um a menos que o Verdão de Caxias e está a cinco de distância do Cuiabá - o primeiro time fora da zona de rebaixamento - e que pode ser elevada ao fim desta segunda-feira, 25, uma vez os auriverdes enfrentam o Coritiba em duelo que encerra oficialmente o primeiro turno do Brasileirão.
Leia mais
O time comandando por Juan Pablo Vojvoda acumula algumas das piores estatísticas do campeonato. Além de ser o último colocado, o Fortaleza também foi o pior mandante no primeiro turno, com apenas 30% de aproveitamento e conquistando somente uma vitória, por 1 a 0 sobre o América-MG.
Dono do segundo ataque com menos gols do Brasileirão, com 15 tentos marcados, o Leão obteve desempenho ainda menor atuando em casa, onde balançou as redes apenas quatro vezes, o pior nesse quesito, e no empate contra o Santos chegou à marca de 10 partidas passando em branco como mandante.
Para fugir do rebaixamento, o Fortaleza precisa somar 30 pontos de 57 possíveis – o dobro que conquistou no primeiro turno – para alcançar os 45, pontuação considerada o suficiente para escapar da Série B.
Das 10 derrotas que sofreu no primeiro turno da Série A, em metade o Fortaleza perdeu com gol sofrido após os 40 minutos do segundo tempo. Caso segurasse o placar nesses jogos, a equipe somaria, pelo menos, cinco pontos, e estaria em situação menos delicada na parte de baixo da tabela.