Fortaleza vence Atlético-GO em Goiânia e deixa a lanterna da Série A
Tricolor fez 1 a 0 com Moisés no último terço do jogo e segurou o resultado até o fim. Com o resultado, o Leão diminui para cinco pontos a distância para o primeiro time fora do Z-4 e deixou a última posiçãoO Fortaleza voltou a vencer na Série A, na noite deste domingo, 17. No Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o Tricolor fez 1 a 0 sobre o Atlético-GO e somou mais três pontos importantes contra um concorrente direto.
Com o triunfo, o Leão passou a lanterna da competição para o Juventude-RS e agora vê o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Coritiba, mais de perto, a cinco pontos de distância. Não foi uma partida muito inspirada do Fortaleza no ataque, mas a defesa se portou bem e segurou o resultado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apesar de ter cogitado mudar o sistema tático por conta da saída de Pikachu, Vojvoda manteve a formação com três zagueiros e os alas, escolhendo Lucas Crispim para atuar pelo lado direito. E o camisa 10 teve uma chance de marcar pouco depois do apito inicial, invadindo a grande área para concluir um lançamento de Hércules por cima da defesa. Ele tentou desviar de carrinho, mas chegou um segundo atrasado.
Pouco depois, numa jogada de escanteio, o Tricolor finalizou a primeira bola para o gol com Ceballos, de cabeça, mas Ronaldo fez uma defesa fácil. O bom início do Leão, no entanto, se manteve por pouco tempo. Na primeira etapa, o Atlético-GO foi mais organizado e levou mais perigo, com chutes de longe e cruzamentos para a área.
Não fosse as boas intervenções de Marcelo Benevenuto e algumas bolas concluídas para fora, o Dragão poderia ter ido para o intervalo com o placar aberto.
No geral, foram nove finalizações dos goianos contra três dos cearenses. Das tentativas do Atlético-GO, porém, foi para o gol apenas o chute de Marlon Freitas, de fora da área, aos 38 minutos, rasteira, que obrigou Fernando Miguel a mergulhar para espalmar. Uma conclusão de Wellington Rato, pegando rebote na entrada da área, também tinha endereço, mas Benevenuto interrompeu a trajetória.
A produção ofensiva do Leão foi abaixo no primeiro tempo. Além dos lances do início da partida, o time só conseguiu uma outra conclusão em uma jogada de bola aérea nos acréscimos.
O Tricolor voltou do intervalo disposto a ter uma postura diferente no ataque e logo com dois minutos, Matheus Vargas — havia entrado na vaga de Hércules, aos 22 minutos, devido lesão do companheiro — recebeu bola em profundidade e na grande área tentou fintar Ronaldo, mas o goleiro do Dragão conseguiu tirar a bola dele com um tapinha.
Não demorou muito para que os donos da casa retomassem o controle do jogo. Aos 8 minutos, Wellington Rato quase marcou um golaço. À esquerda da grande área, ele deu um chapéu em Ceballos e finalizou de primeira, na caída da bola, que fez uma parábola para cima e atingiu o travessão. Fernando Miguel deu um leve desvio. Teve também uma cobrança de falta perigosa de Jorginho.
Vojvoda fez mudanças, colocando Moisés e Jussa no time, nas vagas de Romarinho e Lucas Lima. De cara, o Fortaleza teve três boas oportunidades, que nasceram de três escanteios. No primeiro, a defesa afastou a cabeçada de Ceballos. No outro, Ronaldo tirou mal e Romero chutou forte a sobra de bola, mas em cima do goleiro. No terceiro, houve rebote para Moisés, de fora da área, e ele bateu para fora.
Caberia ao camisa 21, no entanto, marcar o gol da vitória tricolor. Aos 29 minutos, ele recebeu passe de Romero, invadiu a grande área pela esquerda e bateu cruzado, traseiro, no cantinho.
O técnico Jorginho, do Atlético-GO, fez alterações no time, em busca do prejuízo, mas o Fortaleza conseguiu segurar o resultado até o fim, com bolas afastadas pela zaga e defesas seguras de Fernando Miguel. Vojvoda colocou Habraão para reforçar a zaga e Robson para novos contra-ataques até o apito final.
Ficha Técnica
Atlético-GO
4-3-3
Ronaldo; Dudu (Lucas Lima), Wanderson, Edson Felipe, Jefferson; Gabriel Baralhas (Léo Pereira), Marlon Freitas, Jorginho; Airton (Shaylon), W. Rato, Churín (Luiz Fernando). Téc: Jorginho
Fortaleza
3-5-2
F. Miguel; Ceballos, Benevenuto, Titi; Crispim (Habraão), Ronald, Hércules (M. Vargas), Lucas Lima (Jussa), J. Capixaba; Romarinho (Moisés), Romero (Robson). Téc: Vojvoda
Local: Estádio Antônio Accioly, em GOiânia-GO
Data: 17/7/2022
Horário: 18 horas
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima-RS
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi-RS e Leirson peng Martins-RS
VAR: Adriano Milczviski-PR
Cartões amarelos: W. Rato (ATG)
Gol: 29min/2T - Moisés