Pikachu deixa o Fortaleza empatado com Bruno Melo como lateral com mais gols pelo clube
O camisa 22 do Leão na atual temporada alcançou a marca, porém, com menos da metade dos jogos. Os números de Yago Pikachu se equivalem aos de alguns atacantes que foram artilheiros recentes no Tricolor
15:14 | Jul. 14, 2022
Yago Pikachu deixou o Fortaleza para atuar no futebol japonês, mas antes alcançou uma marca histórica. Ele chegou a 29 gols e se igualou a Bruno Melo, que até então era o lateral com maior número de tentos marcados na história centenária do Tricolor.
Lateral-direito de origem, Pikachu atuou no Leão mais como ala, papel de Bruno Melo também desempenhou algumas vezes. Os dois sempre foram armas ofensivas do Fortaleza para além dos atacantes do time, sendo que o cearense ficou marcado principalmente por gols de cabeça.
O tempo que eles levaram para chegar aos 29 gols, no entanto, foi bastante diferente. Bruno Melo construiu o número em sete temporadas no Pici, com 202 partidas oficiais disputadas, enquanto Pikachu precisou de apenas 94 jogos, menos da metade. É necessário especificar, no entanto, que Pikachu não oscilou na titularidade e também jogou como ponta-direita em algumas partidas, ou seja, foi mais explorado no ataque.
Leia mais
Os números da cria do Paysandu impressionam até quando comparados aos centroavantes de ofício que passaram pelo Tricolor recentemente e foram artilheiros. Gustavo, que defendeu o time em 2018, por exemplo, tem 30 gols com a camisa do Fortaleza (em 45 jogos). Já Wellington Paulista fez 42 tentos em três anos de clube, mas alcançou a marca dos 30 com as mesmas 94 partidas.
Além dos 29 gols, Pikachu foi o autor de 16 assistências em menos de um ano e meio no Fortaleza (foi anunciado em março de 2021). Ele deixa o clube como artilheiro da temporada até aqui, com 17 tentos marcados. A ausência dele pode até provocar uma mudança no esquema tático utilizado por Juan Pablo Vojvoda.