Sob pressão, Fortaleza enfrenta o América-MG pela Série A com um único objetivo: vencer

Com 19% de aproveitamento, o Tricolor conquistou somente sete dos 36 pontos possíveis e amarga a lanterna do Brasileirão

19:01 | Jun. 18, 2022

Por: Mateus Moura
Atacante Silvio Romero no jogo Botafogo x Fortaleza, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro Série A (foto: Vinícius Palheta/Fortaleza EC)

Será em meio a uma enorme pressão externa ocasionada pelos protestos de torcedores, e também interna, com o afastamento de Lucas Crispim e Renato Kayzer do time profissional, que o Fortaleza entrará em campo para o decisivo duelo contra o América-MG hoje, às 18 horas, na Arena Castelão, pela 13ª rodada da Série A. Mesmo diante do cenário conturbado, não há outra opção além de vencer.

Após a derrota por 3 a 2 sofrida para o Avaí em Florianópolis, o elenco tricolor foi recepcionado na capital cearense na última sexta-feira, 17, sob gritos de “time sem vergonha”, proferidos por um grupo de torcedores que foram até o Aeroporto Pinto Martins reclamar da péssima fase do time no Brasileirão. O tom de cobrança foi extrapolado quando jogadores como Robson, Benevenuto e Lucas Crispim foram agredidos fisicamente.

No mesmo dia, Crispim resolveu antecipar a sua festa de aniversário de 28 anos, que deveria acontecer somente no domingo, 19, após o jogo contra o América-MG. A atitude foi considerada desrespeitosa pela direção do Fortaleza, que decidiu por afastá-lo do elenco. Já Renato Kayzer, maior compra do futebol cearense, o Esportes O POVO apurou que os comportamentos internos não tem agradado e o atacante não deve ser mais utilizado em campo.

Lanterna do torneio com somente sete pontos conquistados dos 36 possíveis, o Tricolor do Pici iniciou o ano com títulos invictos na Copa do Nordeste e Campeonato Cearense, além da classificação histórica para as oitavas de final da Libertadores, mas o aproveitamento de 19% no certame nacional alterou os rumos da temporada. Antes promissora, tornou-se preocupante.

Diante do Coelho, os três pontos se tornam fundamentais para que a equipe consiga aliviar a situação na tabela e, dependendo dos demais resultados — como uma eventual derrota do Juventude (19º) —, sair da última colocação, assim como diminuir a distância para o 16º lugar, zona que garante a permanência na elite, atualmente ocupado pelo Goiás, com 14 pontos.

Para isso, o escrete vermelho-azul-e-branco terá que superar não só o momento ruim, mas também a Arena Castelão. Atuando como mandante, o Leão não triunfou diante de nenhum adversário, acumulando quatro empates e três reveses — o segundo pior desempenho entre todos os clubes que disputam o torneio.

Em contrapartida, o América-MG não tem sido um visitante com bons números na Série A e a equipe cearense pode se aproveitar disso. Em seis jogos, o Coelho venceu somente um embate, sofreu quatro derrotas e empatou uma vez. O clube mineiro, inclusive, também não está em boa fase no ano. Nas últimas nove vezes que entrou em campo, duas pela Libertadores e sete pelo Brasileirão, o time de Vagner Mancini somou um triunfo, quatro reveses e quatro empates.

Entre os desfalques, Vojvoda não poderá contar com o atacante Robson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Tinga, entregue ao departamento médico. O volante Hércules é dúvida para a partida. Por outro lado, o treinador argentino terá o importante retorno de Yago Pikachu, artilheiro da equipe em 2022, com 14 gols e oito assistências. Depietri e Matheus Vargas também podem surgir como opção entre os relacionados.

Fortaleza x América-MG

Fortaleza
3-5-2: Boeck; Landázuri, Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Felipe (Hércules), Zé Welison, Lucas Lima e Capixaba; Moisés e Silvio Romero. Técnico: Vojvoda

América-MG
4-3-3: Jailson; Raúl Cáceres (Patric), Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Gustavinho; Everaldo, Felipe Azevedo e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Horário e data: domingo, 19 de junho, às 18 horas
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Transmissão: Rádio O POVO CBN e Premiere