Mais versátil em 2022, Lucas Lima tem bons números defensivos e ofensivos pelo Fortaleza

Peça frequente na equipe titular de Vojvoda na atual temporada, o meio-campista possui estatísticas ofensivas e defensivas relevantes entre os jogadores do elenco tricolor

22:30 | Abr. 25, 2022

Por: Mateus Moura
Meia Lucas Lima no jogo Caucaia x Fortaleza, na Arena Castelão, pela final do Campeonato Cearense 2022 (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Utilizado em 21 dos 23 jogos que o Fortaleza fez na temporada, Lucas Lima tem demonstrado uma versatilidade importante dentro de campo para contribuir com ações defensivas e ofensivas na formatação tática utilizada pelo treinador Vojvoda. Não à toa, o meio-campista lidera estatísticas relevantes entre os jogadores do atual elenco tricolor.

Apesar de ainda não ter marcado gols ou distribuído assistências neste ano, Lucas Lima vem contribuindo de outra forma. Segundo o Sofascore, o meio-campista é o que mais fez passes decisivos (24), que são os toques que resultam em finalização, além de ser o atleta com mais cruzamentos corretos (14) entre todos do Fortaleza, demonstrando bastante participação nas construções ofensivas da equipe.

Defensivamente, os números também são interessantes. O camisa 13 é o terceiro com mais desarmes (34) do escrete vermelho-azul-e-branco e o segundo em bolas recuperadas no campo de ataque (22), que acontece quando a equipe está atuando com linhas altas para pressionar a saída do adversário.

Taticamente, Lucas Lima já foi utilizado por Vojvoda nesta temporada como um segundo volante e também como o homem mais avançado do setor central do campo, atuando com mais liberdade para atacar e defender, função pelo qual tem exercido com maior frequência nos últimos jogos. Em ambas ideias, o meio-campista conseguiu corresponder.