Fortaleza já conta com renovação de Vojvoda para 2022 e discute planejamento
Contrato prevê extensão automática até o final do próximo ano em caso de classificação do Leão para competição internacional, e treinador argentino organiza mudança da família para o Brasil
15:55 | Out. 25, 2021
A pouco menos de dois meses do final da temporada, o Fortaleza já se organiza nos bastidores para 2022. No G-4 da Série A e cada vez mais próximo de carimbar participação inédita na Copa Libertadores, o clube do Pici já conta com a renovação automática do técnico Juan Pablo Vojvoda e discute o planejamento para o próximo ano, apurou o Esportes O POVO.
O argentino de 46 anos foi anunciado pelo Tricolor no dia 4 de maio deste ano, com contrato até o final de dezembro. O vínculo prevê renovação automática até o fim de 2022 em caso de classificação para uma competição internacional - Sul-Americana ou Libertadores -, o que está virtualmente concretizado, atingindo a meta estabelecida pelo presidente Marcelo Paz antes do início do Campeonato Brasileiro.
Presente entre os cinco primeiros colocados desde a primeira rodada do Brasileirão, o Leão tem quase 96% de chance de ir ao principal torneio continental pela primeira vez na história. A presença constante no topo da classificação também aproxima da conquista de uma vaga direta na fase de grupos, sem necessidade de encarar as etapas eliminatórias previamente.
Leia mais
Adaptado ao clube e à cidade, Vojvoda mantém o foco na reta final de 2021 para entregar os melhores resultados possíveis nas duas competições em disputa, mas se permite olhar para a próxima temporada. Ciente da cláusula de extensão automática, o treinador participa das discussões sobre o ano que vem com o departamento de futebol e não cogita deixar o Pici.
"Eu tenho uma confiança muito grande no trabalho que o Vojvoda está desenvolvendo no Fortaleza. Eu já o conhecia sob o ponto de vista técnico e tático, dos trabalhos dele, mas me surpreendi com a pessoa que ele é. A gente via o trabalho, mas não tinha como conhecer. E ele é um gestor humano incrível, um cara super simples mesmo, que aprendeu a amar o Fortaleza muito rápido. A gente sente nele a emoção. Na coletiva, às vezes, ele até mareja o olho de lágrima quando fala de uma vitória do clube, então ele está vivendo para caramba isso. Ele é um cara importante para esse processo de condução do Fortaleza, uma manutenção de modelo de jogo, encaixe de determinadas peças cirúrgicas", explicou o diretor de futebol Alex Santiago, em entrevista aos canais Glória e Tradição e Bora Leão.
Partiu do técnico, inclusive, a sugestão de representantes do Fortaleza visitarem clubes europeus ao final da temporada para observar e conhecer modelos de gestão e práticas dos respectivos departamentos de futebol para implementar no Centro de Excelência Alcides Santos. Vojvoda também tem discutido a possibilidade de profissionais para reforçar a comissão técnica e, claro, nomes de jogadores para o elenco.
No âmbito pessoal, o comandante se mobiliza para que os familiares estabeleçam residência em Fortaleza em breve, apurou o Esportes O POVO. A mudança definitiva da esposa e dos três filhos, que ainda residem na Argentina, já estava programa há alguns meses e deve ocorrer até janeiro de 2022. O quarteto esteve na capital em agosto e visitou a sede do clube.
Campeão cearense - o primeiro título da carreira como técnico -, Juan Pablo Vojvoda levou o Tricolor à melhor campanha na Copa do Brasil e está a seis pontos de superar o melhor desempenho no Brasileirão por pontos corridos, com chances altas de atingir vaga na Libertadores. Além dos resultados, o treinador argentino também conseguiu conquistar a torcida, apesar da distância na maior parte do ano.
Eleição não vira empecilho
Apesar de já ser organizar para 2022, o Fortaleza ainda vive indefinição em relação ao comando institucional para o próximo triênio. O mandato do presidente Marcelo Paz se encerra em dezembro desde ano, quando o clube terá eleições para os quatro poderes - Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho de Ética e Disciplina.
Após mudança estatutária realizada em dezembro de 2020, o atual mandatário passou a ter possibilidade de se candidatar para um novo mandato. No cargo desde novembro de 2017, Paz disse ao Esportes O POVO à epoca que não pensava em reeleição.
Pelo sucesso administrativo e esportivo no período, sobretudo na atual temporada, alguns conselheiros e dirigentes se mobilizam para convencer o presidente a permanecer no cargo por mais três anos. Marcelo Paz vê com bons olhos, mas também pondera questões pessoais. O diretor de futebol Alex Santiago é apontado como principal nome para encabeçar a chapa caso Paz não concorra.