Em dez partidas pelo Fortaleza, Vojvoda segue invicto e com 86,6% de aproveitamento

Recentemente o argentino completou um mês no comando tricolor e conseguiu a liderança da Série A, invencibilidade contra o rival, título Estadual e classificação na Copa do Brasil

12:50 | Jun. 14, 2021

Por: Horácio Neto
Os jogadores do Fortaleza vivem um bom momento na temporada após a chegada de Juan Pablo Vojvoda (foto: Leonardo Moreira /FortalezaEC)

Pouco mais de um mês no comando do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda completou 10 jogos pelo Tricolor e já alcançou feitos como o título do Cearense e a classificação na Copa do Brasil, ambos em cima do rival Ceará, e a primeira colocação do Campeonato Brasileiro, com direito a três vitórias em três jogos e melhor ataque da Série A. O treinador tem um aproveitamento de 86,6% no comando do Leão.

Em dez partidas comandadas pelo argentino, o Leão venceu oito e empatou duas. Com exceção da final do Cearense, em todos os outros confrontos a equipe do Pici anotou ao menos um gol. Neste período, o Tricolor balançou as redes 32 vezes, tendo uma média de 3,2 tentos por jogo. Nos 16 embates anteriores da temporada 2021, o Fortaleza havia marcado 21.

Ainda sobre o ataque do Fortaleza, após três rodadas, o time cearense tem o atual melhor ataque da Série A com oito gols marcados. O Leão está empatado no quesito com o Bragantino, com o mesmo número de tentos. Yago Pikachu, ala tricolor, balançou as redes adversárias três vezes e é o artilheiro da primeira divisão.

Como o exemplo de Pikachu, que o técnico Juan Pablo conseguiu encaixar na ala tricolor e o atleta cresceu de rendimento, outros jogadores também melhoraram com a chegada do argentino. Crispim marcou todos os seus gols (4), após a vinda do treinador. Ederson arrisca mais ofensivamente e seus números defensivo também se destacam. O volante é o primeiro no Fortaleza pela Série A em interceptações (6), desarmes (5) e sofreu mais faltas (6) do que cometeu (4).

Voltando as atenções para a defesa tricolor, Vojvoda também mostra sua capacidade no setor. Apesar do sistema defensivo ter se destacado em toda temporada, o técnico internacional conseguiu melhorar o ataque sem prejudicar a retaguarda da equipe. O treinador argentino sofreu quatro gols nas dez partidas em que comandou o Fortaleza. Enfrentando clubes da Série A (Ceará, Atlético-MG, Internacional e Sport), foram sete jogos e três vezes foi vazado.

Encarando o Ceará, Juan Pablo ostenta uma invencibilidade de quatro partidas, com duas vitórias e dois empates. Foram seis gols anotados e um sofrido. O treinador ainda conquistou o título Estadual e eliminou o Alvinegro na Copa do Brasil. Ainda terão mais dois Clássicos-Rei na temporada, ambos no Campeonato Brasileiro.

O técnico argentino e o Leão voltam suas atenções para o próximo confronto no Brasileirão, contra o Atlético-GO. O embate acontecerá na quinta, 17, às 19 horas, no estádio Antônio Accioly, pela quarta rodada da competição nacional. O Fortaleza vai enfrentar o Dragão, que é outra equipe que atravessa um bom momento.