Após triunfo em estreia no Brasileiro, Vojvoda elogia jogadores do Fortaleza: "Orgulhoso"
Treinador argentino enaltece obediência tática do Leão em triunfo por 2 a 1 sobre o Atlético-MG e destaca postura ofensiva para buscar virada no Mineirão
14:50 | Mai. 30, 2021
Em entrevista coletiva após a estreia vitoriosa do Fortaleza na Série A de 2021, com o 2 a 1 sobre o Atlético-MG, neste domingo, 30, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o técnico Juan Pablo Vojvoda destacou a postura dos jogadores, explicou as opções táticas para o confronto e festejou o resultado positivo sem euforia.
Na primeira etapa, com formação mais cautelosa, o Tricolor conseguiu conter o poderio ofensivo do Galo por boa parte dos 45 minutos, mas foi vazado em cobrança de pênalti de Hulk. Na segunda etapa, a equipe do Pici teve maior presença no campo de ataque, pressionou os donos da casa e conseguiu a virada nos acréscimos.
"No primeiro tempo, nos primeiros 15 minutos, a equipe esteve bem, jogou bons primeiros 15 minutos, logo o adversário se apoderou da bola, conseguiu marcar através de um pênalti. Creio que o que eu mais gostei sobre a minha equipe foi a predisposição e o compromisso de pressão alta no segundo tempo e quer ganhar a partida. Esse foi o motivo principal e que eu me sinto orgulhoso dos meus atletas", afirmou.
LEIA MAIS
+ Vitória sobre Atlético-MG é a primeira do Fortaleza em estreias na Série A neste século; veja histórico
+ Herói em virada, Yago Pikachu celebra vitória do Fortaleza na estreia da Série A
"A estreia do Fortaleza foi muito boa. Muito feliz, jogadores e comissão técnica. Agora é descansar, pensar a partir de amanhã (segunda-feira) na partida muito importante para todos nós, que é contra o Ceará", ponderou o treinador, referindo-se ao duelo da próxima quarta-feira, 2, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Vojvoda revelou que pediu os atletas no intervalo para assumirem postura mais ofensiva e dificultar a vida do Atlético-MG. A entrada do polivalente Yago Pikachu também foi determinante para o triunfo, já que o camisa 22 anotou os dois gols.
"(Disse que) a equipe se atreva a jogar, pressionar dez ou 15 metros mais adiante, porque estávamos capacitados para poder fazê-lo", explicou. "Eu pretendia, com Pikachu, ser mais ofensivo, atacar com um jogador como Pikachu, que tem características que pode defender, mas pode atacar porque tem hierarquia para poder fazê-lo", comentou.
O comandante argentino ainda falou sobre a escolha do lateral-direito Tinga na zaga, armando o Leão no 3-5-2, dando maior liberdade aos alas. O técnico disse que os jogadores têm condições de atuar em várias funções e ressaltou que ainda há pontos a se melhorar para a sequência da temporada.
"Um pouco de tudo. No futebol atual, mais do posicionamentos, linha de trás, linha de quatro, três zagueiros... Creio que futebolistas no futebol moderno devem usar suas características resolvendo situações dentro do campo de jogo", pontuou. "O Fortaleza tem que trabalhar, trabalhar muito e, a partir daí, desse trabalho, melhorar seu funcionamento, sua pressão coletiva. Creio que o Fortaleza tem que conservar seu espírito de agressividade, intensidade e dinâmica de jogo", analisou Vojvoda.