Enderson lamenta derrota do Fortaleza e desabafa sobre pressão: "Somos seres humanos"
Após primeiro revés na atual temporada, comandante do Leão aponta postura defensiva do Santa Cruz-PE, relembra chances criadas e cobra equilíbrio em análise do trabalho
00:43 | Mar. 24, 2021
O técnico Enderson Moreira lamentou a primeira derrota do Fortaleza na temporada, mas valorizou a atuação no 1 a 0 para o Santa Cruz-PE, na última terça-feira, na Arena Castelão, pela quinta rodada da Copa do Nordeste, e desabafou sobre a pressão que o cerca no cargo.
Com a base da equipe que empatou no Clássico-Rei, o Tricolor esbarrou na proposta defensiva do time coral e não conseguiu criar muitas oportunidades no primeiro tempo. Na segunda etapa, os visitantes conseguiram marcar o único gol em cobrança de escanteio aproveitada por Júnior Sergipano. Os donos da casa pressionaram na reta final, mas não conseguiram evitar o tropeço.
"Nós pegamos um adversário que jogou com quatro volantes, praticamente, linha totalmente baixa, não tinha proposta de nos atacar, apenas de se defender. Jogava por uma bola, e nós demos a bola para eles. Eles foram felizes no escanteio, um cabeceio muito bem colocado, que foi, praticamente, a única bola nos 90 minutos que eles chegaram lá na frente e finalizaram. Não lembro de nenhuma defesa do Felipe, no finalzinho teve um chute que foi para fora. E a gente tentando argumentar contra um time que jogou totalmente atrás. Tivemos, no começo do jogo, talvez uma boa oportunidade. No segundo tempo, tivemos mais oportunidades, o goleiro deles fez, pelo menos, duas ou três grandes intervenções, defesas dificílimas, mas é o futebol", analisou o treinador.
LEIA MAIS
+ Quintero lamenta 1ª derrota do Fortaleza na temporada: "Agora é virar a página"
+ Fortaleza perde para o Santa Cruz pela primeira vez na Copa do Nordeste
"Quem não gosta disso não pode participar do jogo. Futebol é apaixonante por isso. Às vezes, você cria mais situações que o adversário e perde o jogo, às vezes você cria menos e ganha o jogo. Isso vale tanto para nós quanto para qualquer um. O que nós precisamos saber é avaliar. Quando a gente ganha não está tudo certo, nem quando perde está tudo errado. A gente tem que ser inteligente para avaliar com critério. Foi uma apresentação fantástica? Claro que não. Mas está longe também, só pelo resultado, de ser uma coisa catastrófica. Nós tivemos dois jogos extremamente decisivos", emendou.
Apesar dos seis jogos de invencibilidade antes do revés para os pernambucanos, o comandante do Leão convive com críticas da torcida e campanhas nas redes sociais com pedidos de demissão. Enderson enfatizou que não conseguirá completar uma temporada sem derrotas e se dirigiu diretamente ao torcedor para pedir paciência e tempo ao trabalho da atual temporada.
"Não sei se o torcedor imagina que nós vamos ter uma temporada de 60, 70 jogos com 60, 70 vitórias, porque eles vão se frustrar. Não só comigo, com qualquer outro treinador. Ninguém entrega 100% de aproveitamento em uma temporada. O importante é que a gente possa caminhar. Nós estamos em um processo de evolução, de rodar. Eu não repeti a equipe uma vez sequer. Por que não repetiu? Porque nós não temos condição. O jogador está sentindo, não é uma máquina, um ser que você põe ali e sempre repete as mesmas coisas. São seres humanos, com sentimentos. Nós passamos por dificuldades, tivemos recentemente o Felipe perdendo o pai, imagina o que isso gera para o atleta e para todos nós. Nós somos seres humanos, não estamos afastados de nada, estamos perdendo pessoas próximas, gente conhecida. Nós também sabemos desse momento. Agora, infelizmente, para o nosso torcedor, eu tenho que falar olhando nos olhos: 'Torcedor, você que gosta do Fortaleza mesmo, tem paixão pelo Fortaleza, a gente, infelizmente, não consegue entregar 100% de aproveitamento, mas eu garanto que nós estamos caminhando bem. Estamos reformulando uma equipe, essa equipe está começando a se conhecer, tem coisas que estão caminhando bem e coisas que precisam ser melhoradas. Nós fizemos um clássico digno, competitivo, e hoje (terça-feira) nós tivemos a primeira derrota da temporada. E com certeza não vai ser a única'. O que nós temos que fazer agora é buscar alternativas, ter uma equipe competitiva e buscar recuperar essa pontuação, principalmente fora de casa", explicou.