Apesar da rotatividade, defesa do Fortaleza tomou apenas um gol em seis jogos
Enderson tem dado oportunidades aos jogadores do setor que vêm correspondendoO sistema defensivo do Fortaleza vem ganhando destaque neste início de temporada. Enderson Moreira tem rodado o elenco dando mais oportunidades a outros atletas, que continuam mantendo o nível da zaga. Foram seis jogos do Tricolor, três formações diferentes e somente um gol sofrido.
O Fortaleza começou as duas primeiras partidas da temporada – contra CRB e Sampaio Corrêa – com a defesa composta por Tinga, Quintero, Wanderson e Bruno Melo. A primeira mudança ocorreu na terceira partida contra o Atlético-CE, com a entrada do zagueiro João Paulo e o lateral esquerdo Calinhos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nos confrontos seguintes a formação continuou variando. Contra o Treze, João Paulo apareceu novamente entre os titulares e o lateral Vitor Ricardo teve a primeira oportunidade. Foi o único confronto em que o time foi vazado. No jogo contra o Caxias, a zaga voltou a contar com os quatro nomes dos primeiros jogos (Tinga, Wanderson, Quintero e Bruno Melo). No Clássico-Rei, Enderson escalou Carlinhos na lateral esquerda e na direita, sem poder contar com Tinga (lesionado) e Pikachu (não regularizado), o treinador escolheu Pablo para a função.
O Leão ainda não foi derrotado na temporada 2021. A defesa tricolor tem grande participação nesta invencibilidade. Em duas vitórias das quatro conquistas, o Fortaleza só precisou fazer o placar mínimo (contra CRB e o Caxias), pois não sofreu nenhum gol. Além de conseguir segurar o empate sem tentos no Clássico-Rei.
O zagueiro João Paulo é um dos que têm recebido mais chances com Enderson Moreira. Em 2020, o jogador atuou mais pelo no sub-23. Na atual temporada, João esteve em quatro dos seis jogos que o Fortaleza disputou. Dentre as partidas, o clássico contra o Ceará.
Já atuaram nesta temporada na defesa do Fortaleza: Tinga (4), Vitor Ricardo (1), Pablo (1), Carlinhos (6), Bruno Melo (4), Wanderson (6), Quintero (5) e João Paulo (4). Só o zagueiro Wanderson e o lateral esquerdo Carlinhos estiveram em todos os jogos do Leão, ou começando entre os iniciais ou entrando no decorrer da partida.