Com pênalti desperdiçado e gol de goleiro, Fortaleza perde para o Atlético-GO

Tricolor vê goleiro Jean defender pênalti de Juninho e converter cobrança, é derrotado por 2 a 0 pelo Dragão e cai para a 16ª posição da Série A

20:08 | Jan. 24, 2021

Por: Afonso Ribeiro
Meia Mariano Vázquez com a bola no jogo Atlético-GO x Fortaleza, no estádio Antônio Accioly, pelo Campeonato Brasileiro Série A (foto: Bruno Oliveira/FortalezaEC)

O roteiro do último jogo se repetiu, mas, desta vez, com papéis invertidos: com um pênalti a favor desperdiçado e outro contra convertido, o Fortaleza foi derrotado por 2 a 0 pelo Atlético-GO, neste domingo, 24, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, e volta a ficar à beira do Z-4.

No triunfo sobre o Santos-SP, Felipe Alves defendeu a cobrança de Jean Mota e Juninho converteu para abrir o placar. Diante do Dragão, o próprio camisa 5 perdeu a penalidade, defendida pelo goleiro Jean, que cobrou a favor dos donos da casa e abriu o placar. No segundo tempo, Natanael selou o resultado.

Com o revés, o Tricolor segue com 35 pontos e cai para a 16ª posição - uma posição acima e três pontos de vantagem do Bahia, que abre a zona de rebaixamento no 17º lugar.

O próximo compromisso do Leão do Pici será novamente fora de casa, diante do Atlético-MG, no próximo domingo, 31, às 17 horas, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada da Série A.

Quem não faz, leva

Sem Carlinhos, Felipe e Romarinho, suspensos, e Bruno Melo, lesionado, o Fortaleza foi a campo com três novidades: Tinga improvisado na lateral esquerda, Ronald no meio-campo e Yuri César no setor de ataque. Também desfalcado, o Atlético-GO teve mudanças na escalação para o duelo deste domingo.

Em busca do segundo triunfo consecutivo no Brasileirão, o Tricolor mostrou postura ofensiva nos minutos iniciais do confronto. Aos 11 minutos, David deu bom passe em profundidade para Mariano Vázquez, que bateu forte de dentro da área e viu o goleiro Jean espalmar.

Aos 24, Yuri César arriscou chute da entrada da área, e a bola bateu no braço do zagueiro João Victor, que estava dentro da área. O árbitro Rafael Traci checou o lance no VAR e marcou pênalti. Juninho cobrou no meio do gol, e Jean defendeu com os pés.

Na reta final da primeira etapa, o Dragão respondeu na mesma moeda: aos 37, Wellington Rato fez jogada individual, limpou a marcação de Jackson e foi derrubado na área por Paulão. Pênalti cobrado e convertido pelo goleiro Jean para abrir o placar em Goiânia.

Dragão define placar

Abatido após o pênalti desperdiçado na primeira etapa, o Leão do Pici nao conseguiu reagir no segundo tempo. Aos seis minutos, Tinga cobrou lateral com força e achou Gabriel Dias na área, mas a cabeçada foi defendida por Jean.

Sete minutos depois, os donos da casa arriscaram com Wellington Rato, que bateu forte da entrada da área e obrigou Felipe Alves a espalmar. Aos 21, Arnaldo recebeu lançamento no lado direito, cruzou, e a bola atravessou a área visitante com perigo.

A última oportunidade de gol do Fortaleza ocorreu aos 23 minutos, quando Juninho cobrou falta cruzada, Wellington Paulista dominou na área e bateu forte para fora. Daí em diante, a equipe de Enderson Moreira não teve força ofensiva para reagir na partida e criar chances de balançar as redes.

Aos 34, em contra-ataque rápido, o zagueiro João Victor serviu o lateral-esquerdo Natanael, que finalizou forte no canto esquerdo de Felipe Alves e selou a vitória do Atlético-GO por 2 a 0.