Fortaleza observa mercado para 2021, mas freia buscas por foco na Série A
À procura de reforços para quase todos os setores, Leão analisa opções, mas esfria contatos até definir permanência no BrasileirãoA proximidade do fim da atípica temporada de 2020 e do início das disputas de 2021 - ambas no final de fevereiro - fez o Fortaleza começar a busca por contratações no mercado da bola, mas o clube só deve avançar em negociações após definir a situação no Campeonato Brasileiro, apurou o Esportes O POVO.
Com participação do técnico Marcelo Chamusca, o departamento de futebol e o setor de análise de desempenho do Leão analisam nomes para quase todas as posições. Já houve sondagens e contatos iniciais com estafe de alguns jogadores tanto do mercado nacional quanto do exterior. As conversas, porém, foi paralisadas para manter o foco na reta final da Série A.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O presidente Marcelo Paz, o diretor de futebol Daniel de Paula Pessoa e o executivo Sérgio Papellin se movimentam por reforços e também recebem dezenas de indicações de agentes. Papellin, inclusive, aproveitou passagem por São Paulo no início deste mês para se reunir com alguns empresários de atletas.
+ Série A, equilíbrio financeiro e mais: as perspectivas do Fortaleza em 2021
"Sem dúvida alguma, o planejamento de 2021 depende do que acontecer no Campeonato Brasileiro de 2020. São cenários possíveis e cada cenário vai refletir uma realidade diferente, tanto financeiro quanto esportivo. Então, é necessário pensar nos possíveis cenários, o que fazer em cada um, mas só tomar decisões mais impactantes quando isso se concretizar", ponderou Paz.
A exceção na busca é a meta tricolor: o titular Felipe Alves tem contrato até o final do próximo ano, e o reserva Marcelo Boeck estendeu o vínculo com o clube. Terceira opção, Max Walef segue no clube até 2022. Os demais setores do elenco devem ganhar caras novas.
Na defesa, o lateral-direito Gabriel Dias tem sondagem do futebol japonês para 2021 e prorrogou contrato até o final da Série A. Os zagueiros Jackson e Roger Carvalho e o lateral-esquerdo Carlinhos também têm vínculo apenas até fevereiro - o camisa 26 interessa ao clube para uma renovação mais longa.
No meio-campo, Derley vê o acordo próximo de se encerrar, e Marlon acertou com o arquirrival Ceará no início deste mês. Já no setor ofensivo, o atacante Yuri César retornará ao Flamengo-RJ após empréstimo, e o contrato de Ederson chega ao fim no final do Campeonato Brasileiro. Além disso, Romarinho e David devem receber propostas do exterior.
Em busca da permanência no Brasileirão, o Fortaleza volta a campo diante do Sport-PE, na próxima quarta-feira, dia 6, a partir das 20h30, na Ilha do Retiro, em Recife, pela 28ª rodada. A equipe do Pici ocupa a 14ª posição, com 31 pontos.