Por reeleição de Marcelo Paz, Fortaleza prepara mudanças no estatuto

Comissão de conselheiros será responsável por revisão em temas sobre os cargos do clube. Alterações abrirão caminho para novo mandato do atual presidente

17:59 | Dez. 19, 2020

Por: Afonso Ribeiro
Presidente Marcelo Paz, do Fortaleza, durante Conselho Técnico do Campeonato Cearense Série A 2021 (foto: Pedro Chaves / FCF)

O Conselho Deliberativo do Fortaleza criou uma Comissão de Assuntos Estatutários para realizar uma revisão nos artigos que tratam sobre vacância, eleição e reeleição dos cargos dos quatro poderes do clube. As alterações no principal documento da agremiação visam abrir caminho para a reeleição do presidente Marcelo Paz, apurou o Esportes O POVO.

O grupo é formado por cinco conselheiros do Tricolor: Alessander Wilckson Cabral Sales, Clóvis Bezerrado Carmo, João Marcelo Lima Pedrosa, Jonas Carlos Girão e Lucas Barreto Rosa. A missão da Comissão é deixar ainda mais claras as condições e possibilidades em situações que envolvam os cargos eletivos da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e de Ética e Disciplina daqui em diante.

O principal objetivo da mobilização é abrir caminho para a reeleição de Marcelo Paz. O atual mandatário do Leão assumiu o cargo em novembro de 2017, após renúncia de Luis Eduardo Girão. No ano seguinte, foi eleito para mandato até 2021. Por já ter sido eleito duas vezes para cargos na diretoria - uma como vice e outra como presidente - e exercido a função, havia dúvidas sobre a condição de uma nova candidatura.

Com boa aprovação entre conselheiros e torcedores graças aos resultados esportivos e avanços administrativos, Paz ganhou apoio para um novo mandato, mas evitava se posicionar devido aos trâmites. Consultado, o dirigente acenou de forma positiva para a sequência no cargo caso houvesse uma definição, apurou o Esportes O POVO.

O Conselho Deliberativo, então, deu início ao processo para realizar mudanças no estatuto do clube. O atual presidente do órgão, Demetrius Coelho Ribeiro, também está na mesma condição de Marcelo Paz, mas deve deixar o cargo no próximo ano e escolher como sucessor o 1º vice, Wendell Regadas.